Você já conhece o Workspace ONE?

O Workspace ONE é uma solução que fornece área de trabalho digital a todos na sua empresa, tendo gerenciamento de aplicativos em qualquer dispositivo de forma simplificada e segura. Há opções de controle de acesso e gerenciamentos dos dispositivos que podem acessar o serviço, sendo considerado um serviço de computação em nuvem, mas que pode ser implantado localmente também.

Abaixo você encontra uma revisão técnica dos componentes que tornam o Workspace ONE um grande produto. Todos nós esperamos grandes experiências com os dispositivos em nossas vidas pessoais e profissionais, estamos cientes das inúmeras possibilidades de sistemas operacionais, aplicativos e serviços em nuvem dos quais dependemos todos os dias. Independente de qual dispositivo usaremos, nos acostumamos como sociedade a tirar o equipamento da caixa, conectar à internet e já ter acesso aos aplicativos e dados que queremos em pouco tempo.

Embora essa perspectiva seja muito mais fácil no cotidiano das vidas pessoais, o desafio de levar esse avanço tecnológico às empresas é complexo, existem preocupações e considerações muito diferentes a serem levadas em conta:

  • Gerenciamento dos dispositivos;
  • Controle de acesso aos dados e aplicações;
  • Proteção da propriedade intelectual da organização.

Workspace ONE

O desenho da tecnologia proporciona grandes ferramentas de forma acessível (mesmo em preço) e com segurança compreensiva. Nos últimos anos a mobilidade se tornou uma das Top 3 prioridades entre as melhores organizações, surgiram então diversas abordagens à distribuição de equipamentos e serviços, mas esse continuum passou de um início sem gerenciamento para uma versão com controle completo pelo departamento de TI. Durante esse período, muitas abordagens focavam apenas no usuário final ou na programação por trás de todo o processo que TI executaria, até que as mudanças englobaram tudo o que era necessário.

O que o Workspace ONE oferece é a escolha ideal dentro de um continuum entre um extremo sem gerenciamento algum dos dispositivos ao outro com gerenciamento completo, dando aos usuários a flexibilidade de escolher o melhor nível de conveniência e privacidade de acordo com suas preferências. Não há a necessidade de realizar logins múltiplos ou utilizar uma máquina proporcionada pela empresa. Essa mistura de controle de políticas e flexibilidade é habilitada nos cenários de SDDC (data center definido por software) e nuvem híbrida. Baseando-se na quantidade de gerenciamento depositada em um equipamento, quanto mais confiança o usuário final dá à TI para que gerencie seu dispositivo, melhor se torna o acesso aos dados e aplicativos.

Os recursos e capacidades que definem o Workspace ONE e garantem que o trabalho do departamento de TI seja facilitado são:

  • Acesso ao autosserviço: traz a experiência consistente de consumidor da vida pessoal para o trabalho, nivela aplicativos corporativos existentes e ambientes desktops, incluindo uma solução de login único que se aproveita das capacidades da plataforma. Garante a segurança e simplicidade, conectando usuários finais aos membros de TI;
  • Escolha do dispositivo pelo usuário: qualquer dispositivo pode se tornar complacente em minutos, seja corporativo ou pessoal do usuário, a simplicidade do cenário “logar e ir” permite à organização inovar e reorganizar seus processos internos, podendo usar esse recurso para otimização em diversas áreas. A medida também reduz os custos de investimento em hardware;
  • Chat, conteúdo e e-mail seguros: essas são infraestruturas críticas para a mobilidade já que a maioria dos sistemas e pessoas são conectadas por mensagens, realizar essa comunicação em um contexto empresarial de forma fácil e segura tinha que ser uma funcionalidade da solução. O Workspace ONE é intuitivo nesse aspecto, sendo as ferramentas acopladas a recursos de segurança de nível empresarial para que gerentes e times possam se comunicar com confiança independente de onde estiverem;
  • Automação escalável: projetos de larga escala podem se tornar uma dor de cabeça facilmente, por isso, a solução é preparada para identificar instalações lentas ou paradas, abre novos caminhos para nivelar recursos no Windows 10 em quaisquer dispositivos que rodem nessa plataforma, entrega em tempo real, instalação automática de aplicativos e ferramentas, tem configuração remota para utilizar os recursos da tecnologia móvel. Também conta com o recurso grupos inteligentes, que identifica dispositivos por usuário e tipos de dispositivos, melhorando a configuração automática quando o hardware entra em contato com a organização.

Workspace ONE

A herança da VMware em virtualização é um destaque do Workspace ONE, permite a entrega de aplicativos fisicamente e virtualmente, podemos então armazenar os aplicativos no data center e mantê-las seguras, junto aos dados, dentro do data center. Pode-se acessar imagens do que está acontecendo nas aplicações para compreender o cenário e cargas de trabalho, mantendo um bom gerenciamento.

A solução é oferecida em pacotes padrões, a oferta standard é direcionada a organizações que não têm ou têm bem pouco gerenciamento, que estão procurando uma medida para controlar como os usuários finais acessam aplicativos de produtividade que precisam.

A oferta advanced oferece gerenciamento completo dos dispositivos como diferencial em relação ao pacote standard, conformidade completa, checagem de gerenciamento e configuração, segurança nativa de aplicativos móveis, sustenta também distribuição física de aplicativos Windows.

Por último, a oferta enterprise inclui acesso a aplicações e desktops virtuais completo, abrindo, com a tecnologia do VMware Horizon, o portfólio existente da corporação a todos os dispositivos e usuários em qualquer lugar.

Referência: https://www.vmware.com/br/products/workspace-one.html

Leia também...