Por que escolher uma nuvem privada?

Com tantas opções de nuvem híbridas e públicas, uma empresa buscando se manter atualizada pode questionar quais são as vantagens de escolher o modelo de nuvem privada, ou até mesmo pensar ser tecnologia antiga que não está de acordo com a competitividade exigida pelo mercado. Mas esse último caso não é verdade, a nuvem privada evoluiu lado a lado com a nuvem pública, mesmo sendo mais antiga, e ainda hoje tem vantagens sobre os outros modelos.

A maturidade das nuvens privadas traz consigo também o crescimento das opções de provedores e plataformas, o controle mais direto da infraestrutura e, em alguns casos, custos mais baixos.

nuvem privada

A maioria dos administradores deseja ter o máximo de visibilidade e controle sobre o ambiente possível, conformidade e a governança são cruciais para empresas que têm cargas de trabalho com dados confidenciais e precisam seguir requisitos rigorosos, os quais provedores de nuvem pública nem sempre conseguem acomodar totalmente. Esse alto nível de controle e visibilidade, além de alta disponibilidade para alguns casos, é o que dá preferência para soluções de nuvem privada.

Outro fator é que, dependendo da carga de trabalho e resultados esperados, pode sair menos custoso executar as ações em nuvem privada, devido à sua escalabilidade sob demanda, a nuvem pública é uma boa opção para cargas de trabalho com padrões de uso imprevisíveis ou que tenham picos súbitos na demanda. Mas essa flexibilidade também pode levar a cobranças e taxas inesperadas.

Cargas de trabalho estáticas e previsíveis são normalmente mais adequadas para plataformas de nuvem privada, porque as empresas podem planejar e consumir recursos com mais eficiência. Com maior visibilidade em seu ambiente, os administradores também podem acompanhar mais de perto seus gastos e orçamento.

Lado a lado com a segurança, a principal questão que demonstra a vantagem da nuvem privada é o processo de otimização de custos, que deve ser permanente e constantemente reavaliado em uma empresa. A partir do momento em que não se tem mais preocupações com a variação de gastos da nuvem pública, há grandes riscos à saúde financeira da organização.

Uma nuvem privada fornece infraestrutura como um serviço em um ambiente de locatário único, o que pode ajudá-lo a atender aos requisitos específicos de desempenho, estabilidade, segurança, conformidade e soberania de dados.

A nuvem privada também oferece flexibilidade de localização. Ele pode ser implantado em seu data center ou em um data center de terceiros e pode ser hospedado por um provedor de serviços. Essa flexibilidade permite que você se aproxime da sua base de clientes ao mesmo tempo em que adere aos regulamentos específicos de soberania de dados em uma determinada área geográfica.

Assim, resumindo, os motivos para preferir nuvem privada são:

  • Maior visibilidade sobre a infraestrutura;
  • Maior controle do sistema;
  • Alta disponibilidade;
  • Mais segurança;
  • Otimização/redução de custos;
  • Flexibilidade.

Entrar em contato