O que esperar para o departamento de TI em 2019?

Feliz ano novo! Agora que ingressamos em um novo ciclo e já passaram as festas, chega a hora de voltar à rotina do seu departamento e fazer tudo como em 2018, certo? Não! A dinâmica de desenvolvimento desse mercado nunca para e a TI em 2019 promete muito mais avanços, confira aqui quais as principais tendências e não fique para trás.

TI em 2019

De acordo com a Forrester Research, em 2019, serão gastos US$ 200 bilhões com computação em nuvem. Usando como exemplo as empresas norte-americanas, que em 60% do todo já contam com plataformas de nuvem pública, pode-se esperar um número tão alto quanto no mercado brasileiro. Isso não é apenas a cópia de um mercado modelo, e sim a compreensão de que é esse o caminho para manter as organizações modernas e com grande qualidade aos colaboradores e clientes.

Os principais provedores de nuvem pública ficarão maiores, entre eles a Amazon, Google Cloud e Azure, mas muitas outras soluções também terão aumento de espaço no mercado, como é o caso das soluções em contêineres (Kubernetes) por exemplo. Além dos contêineres, as empresas também contarão com a evolução dos SaaS para dividir as responsabilidades por banco de dados, inventário, comércio eletrônico e aplicativos operacionais.

Quanto às soluções de nuvem privada, como Citrix e VMware, pode-se destacar que apenas a disponibilização ágil de servidores não bastará, cabendo à essas soluções a criação de plataformas de desenvolvimento de software flexíveis, ágeis, automatizadas e definidas por software (IaaS) . Além disso, custo, segurança, conformidade, segurança e dados são os principais motivos para utilização de nuvens privadas, explicitando a necessidade de uso dessas infraestruturas para acompanhamento da dinâmica do mercado.

Em geral, boa parte das previsões para o futuro da TI, que já estavam em prática em 2018, ganham força no mercado à medida que são utilizadas em mais soluções, então se você já estava acostumado a lidar com termos como Machine Learning, IoT, Transformação Digital e Inteligência Artificial, se prepare para aprender muito mais sobre tudo que essas tecnologias podem oferecer.

Quanto às estratégias a serem adotadas, é interessante pensar, ao se cogitar o uso de nuvens públicas, em um sistema multicloud, ou seja, utilizar serviços diferentes de nuvem pública, tendo flexibilidade na composição de sua estrutura. Além disso, pode usar com confiança soluções que simplificam o sistema, como o Kubernetes ou soluções sem servidor, nesses casos, pode-se automatizar a implantação, dimensionamento e gerenciamento dos seus contêineres de desenvolvimento, além de poder executar e gerenciar aplicativos sem a necessidade de manter uma infraestrutura para eles, por meio de uma API.

E se as soluções SaaS e IaaS continuarão se expandindo em 2019, não pode se esperar menos de soluções PaaS, mas deve-se atentar às plataformas operacionais e aplicativos, pois devido às inúmeras opções e variações disponíveis, uma constante avaliação de qual a melhor opção pode trazer grandes resultados.

Acredita em mais mudanças significativas para a TI em 2019? Vamos nos preparar juntos para o que vem por aí!

Entrar em contato

Leia também...