Você já teve contato com o SAP HANA?

Ter um banco de dados com informações in-memory que entenda quais informações são mais relevantes é importante para manter a agilidade dos processos internos. Ao usar essa ferramenta analítica de alto desempenho nós garantimos a conformidade com questões genéricas e sempre abordadas, mas muito importantes independente da frequência que são mencionadas, como disponibilidade, segurança, backup e velocidade de entrega. O SAP HANA é uma plataforma aberta com mais de 70 aplicativos específicos e independentes entre si, atendendo demandas de acesso à detecção de fraudes, análise e geração de relatórios e histórico de compras por exemplo.

Abordar conceitos como Big Data, Internet das Coisas e outras soluções em tempo real pode ser delicado, por isso, em 2013 o SAP HANA foi reestruturado, introduzindo em sua nova arquitetura o Business Suite, que além de atender demandas por soluções nesses termos recentes, compreende desde finanças e logística a processos do cliente. A principal funcionalidade que permite atender às tais demandas é o data mining, que por meio de um motor de busca geoespacial realiza buscas de grandes quantidades de dados ou localização de serviços específicos, inclusive dando base para implementação pela internet.

O SAP HANA não precisa copiar dados a serem processados na memória de trabalho, assim, quando novos dados são lançados no sistema as análises requisitadas refletem imediatamente os efeitos das mudanças, sendo os dados transacionais e analíticos vindos de uma única fonte. Além disso, está em constante evolução, tendo se concentrado na limpeza de seus aplicativos, tornando-os simples e com foco nas estruturas de dados principais, dando origem ao SAP S/4 HANA, solução completa e otimizada.

Casos de uso

Na Mercedes AMG os testes de motores têm seus bancos de dados avaliados em tempo real, os dados disponíveis, inclusive os presentes no histórico, se tornam análises e simulações ad-hoc (com um propósito específico) graças ao trabalho da ferramenta, e caso ocorram irregularidades, o sistema alerta sobre e permite a interrupção imediata de um processo que poderia sair caro.

Já o Centro Alemão de Pesquisa contra o Câncer (Deutsche Krebsforschungszentrum, DKFZ) utiliza a solução para filtrar diferentes conjuntos de dados, inclusive com dados não estruturados como os de relatórios médicos, assim, a plataforma extrai o conteúdo e torna pesquisável com o recurso de análise de texto.

Funcionalidades

  • Modelagem de dados e análise: conte com modelagem gráfica, definição avançada de partições dos dados, cálculos com capacidades geoespaciais e visualização;
  • Use sua própria linguagem: a partir da versão SPS 11 há suporte para Apache TomEE Java e Google V8 JavaScript/Node.js;
  • Conectividade expandida: com replicação de dados a partir de outras fontes no SAP HANA ou virtualização via o SQL da solução;
  • A construção de Machine Learning é possibilitada e facilitada com a solução;
  • Análise preditiva: é possível incorporar esse tipo de análise nos seus aplicativos, com mais de 20 opções de algoritmos.

Se interessou? Faça o teste da solução aqui.

Você também pode acompanhar mais sobre o SAP S/4 HANA com esse vídeo (em inglês, ative a legenda):

Descubra também nosso artigo com mais detalhes técnicos sobre SAP HANA aqui.

Referência