Para você que pretende entender de maneira rápida o que é a tecnologia VMware vSAN (Virtual SAN) e como funciona, a VMware afirma oficialmente: “O WMware vSAN é uma solução de armazenamento compartilhada simples e de nível corporativo para uma infraestrutura hiperconvergente, otimizada para desempenho de tudo em flash”.
Explicando esse conceito, o VMware vSAN é uma tecnologia que utiliza os discos locais dos servidores Vsphere ESX para armazenar as VMs (Máquinas Virtuais) com bastante performance, eliminando assim a necessidade de adquirir Storages (armazenamentos) caros, você terá uma redução de até 50% do TCO (Custo Total de Propriedade) comparado com soluções atuais de armazenamento.
No WMWARE VSAN você cria um grupo ou pool de servidores com discos locais (mínimo de 3 servidores), os discos podem ser todos SSDs (Solid State Drive) ou híbridos com discos SSD e Discos SATA/SAS, neste caso os discos SSDs serão utilizados como cache dos discos SATA/SAS.
Os discos em todos os servidores formam um único armazenamento disponível para todo a piscina e funciona como um RAID, tudo controlado pelo algoritmo da Vmware, sendo facilmente configurado pelo vCenter.
Pré-requisitos
Após a definição do conceito, para rodar o vSAN você vai precisar de:
- Mínimo de 3 servidores físicos (hardware deve ser compatível com o HCL);
- Cada servidor com mínimo de 1 disco SSD e 1 disco SATA/SAS ou 2 discos SSD, além do disco de instalação;
- Discos configurados com RAID 0 ou sem RAID;
- Rede 1GB dedicada para ambientes com discos híbridos (SSD + SATA/SAS) e rede 10GB para ambientes com discos SSD somente;
- Licenciamento para VMware vSAN.
Licenciamento
Não se engane, apesar de ser uma tecnologia embutida no ESX você precisará de uma licença específica para o produto.
Quer saber tudo mesmo? Baixe o guia completo, gratuitamente!