PMEs também podem se beneficiar da nuvem

Constantemente, ao abordar a computação em nuvem, nos direcionamos à grandes empresas, com evidentes demandas por uma infraestrutura desse tipo, seja ela privada, híbrida ou pública, entretanto, as PMEs (pequenas e médias empresas) também podem se beneficiar muito desse tipo de solução.

A primeira mudança substancial se dá pela alteração do modelo de competição, uma vez que com a adoção da nuvem a escalabilidade dos negócios é muito alta, pequenas empresas podem usufruir da mesma tecnologia que gigantes do mercado, melhorando seu armazenamento e capacidade de entrega conforme seus serviços são contratados, tendo assim menor risco financeiro e visualização de uso da capacidade em relação ao custo obtido (situação ainda melhor nos casos de uso da computação sob demanda). Além disso, também contam com maior flexibilidade, agilidade e um bom custo-benefício.

Como constantemente abordamos no site, o gerenciamento desse tipo de infraestrutura também é extremamente facilitado por ferramentas de automação, como o Citrix Analytics por exemplo (entre outras), que tiram o peso das inúmeras responsabilidades de um gestor de TI, como, para além disso, com a redundância do sistema. Não há gastos com constantes atualizações uma vez que se paga um serviço mantido online, no qual estas sempre ocorrem independente da adesão do cliente.

A facilidade de configuração de sistemas de nuvem pública também pode ser uma imensa vantagem para empresas que não possuem capital cultural em TI ou não podem disponibilizar suas forças de trabalho para tal tarefa, essa terceirização alivia a pressão sobre os gestores e a organização como todo e permite que foque nas suas principais atividades.

Com isso, mesmo que sua organização esteja entre as PMEs, veja no infográfico que disponibilizamos abaixo como implementar a nuvem sem correr riscos e se mantenha atualizada para atender ao mercado:

PMEs computação em nuvem

Embora as informações pareçam genéricas, é importante compreender que as dicas apresentadas para PMEs no infográfico acima servem de base para construção do planejamento da mudança para a computação em nuvem. Existem diversas informações dispersas por toda a internet e os principais fatores estão apresentados acima, mas em caso de qualquer dúvida a Ever It está sempre pronta para atender sua demanda, podemos ajudar!

Leia também...