plano de contingência

O que é um plano de contigência em TI?

O Plano de contingência consiste em planejamento no sentido de dar continuidade das atividades em casos de ocorrência de um evento não programado.

Um plano de contingência para TI consiste em conjunto de diretrizes e decisões pré estabelecidas que devem ser tomadas para reduzir o impacto negativo por consequência de uma situação desastrosa.

Deve conter todos os procedimentos que devem ser tomados para reduzir ao máximo o tempo de uma parada forçada dos serviços e evitar que mais danos sejam causados como resultante do incidente.

Os passos básicos de um plano de contingência:

1) Localizar pontos fracos: faça uma lista dos pontos frágeis e os possíveis focos de crise em todos os setores. Até os mais improváveis (acredite é ali que acontece o problema), deixe a imaginação fluir.

Em seguida liste as ações a serem tomadas para conter ou evitar, esses cenários de acordo com a prioridade da empresa.

2) Defina prioridades: o plano de contingência tem o intuito de reduzir os danos que podem ser causados por um evento desastroso. Ao planejar as tarefas que serão executadas, as mesmas precisam estar ordenadas de maneira crescente para ter fácil visualização.

Crie labs “indispensável”, “importante” ou “pode esperar”. É um guia com quais pontos devem ser solucionados primeiro em uma crise.

3) Foco na gestão de crise: crie um Comitê de Gestão de Crise, focado na execução do plano de contingência de TI. No momento da crise a falha de comunicação e o consequente desentrosamento da equipe se agravam.

O ideal é o que seja um time multidisciplinar, pessoas da área de TI, mas também de outros setores da empresa. Representantes das partes envolvidas diretamente nas consequências do desastre e até terceiros ou fornecedores que possam colaborar na solução.

Conclusões

Para descobrir os incidentes em tempo real é preciso de uma solução de monitoramento de dados em tempo real, em geral associada a infraestrutura de TI.