Descubra como são os maiores datacenters do mundo

Você utiliza serviços da computação em nuvem diariamente, mas você sabe dizer onde estão os datacenters que hospedam esses serviços? Ou então dizer quais são os maiores dentre eles? Pois bem, agora você fica por dentro de tudo sobre os maiores datacenters do mundo, infraestruturas que tornam o dia-a-dia de pessoas e organizações muito mais fácil.

350 East Cermak

maiores datacenters

O maior de todos fica em Chicago, Illinois (EUA), o Lakeside Technology Center é um hotel e também uma instalação para transportadoras que abriga operadoras e provedores de serviços de rede e fornece acesso a redes de comunicação regionais e nacionais. Atende a vários prestadores de serviços de telecomunicações nacionais e operações de data center para locatários corporativos.

É um sistema multi-inquilino de 110000 metros quadrados, preparado para atender seus 70 inquilinos. Uma das características mais distintas da instalação é seu sistema de resfriamento, que é suportado por um tanque de 8,5 milhões de litros de um líquido semelhante a uma salmoura refrigerada, o enorme tanque serve como armazenamento de energia térmica e o armazenamento dessa energia pode reduzir os custos ao executar resfriadores durante os horários de menor movimento, quando as taxas de energia são menores.

Pryor Creek (Google)

maiores datacenters

Os datacenters do Google processam uma média de 40 milhões de pesquisas por segundo, resultando em 3,5 bilhões de pesquisas por dia e 1,2 trilhão de pesquisas por ano, essa capacidade é espalhada por 8 datacenters nos EUA, 1 na América do Sul, 4 na Europa e 2 na Ásia. O maior, localizado no Mayes County, é uma instalação que conta com 98.000 metros quadrados, tendo o segundo, Lenoir na Carolina do Norte, apenas 337000 de pés quadrados.

NAP of the Americas

maiores datacenters

Responsável pelo processamento de boa parte da informação proveniente da América Latina, esta é uma construção antiga, feita justamente para esse propósito, assim, 90% dos dados provenientes da América Central e do Sul passa por ele.Localizado em Miami, é uma das maiores instalações de data centers do mundo, com mais de 75.000 metros quadrados de espaço. Mais de 800 clientes fazem parte do seu grupo de atendimento, contando inclusive com o atendimento à serviços federais dos EUA, como o FBI.

QTS Metro Data Center

maiores datacenters

Propriedade da Quality Technology Services, este é um edifício de 99.000 metros quadrados, entretanto, quando concluído, renderá 56.000 metros quadrados de espaço para data center. A QualityTech disse que a expansão se concentrará em práticas de design ambientalmente sustentáveis. A empresa está planejando obter a certificação através do programa LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) para edifícios energeticamente eficientes criados pelo US Green Building Council.

A instalação do Metrô incluirá um Laboratório de Instalações para testar novas iniciativas de conservação de energia. O trabalho do laboratório enfocará tecnologias de economia de ar e água, bem como novos desenvolvimentos em tecnologia de distribuição e consumo de energia, apresentando assim não só um dos maiores datacenters, mas uma preocupação com o meio ambiente e economia que deve ser levada em conta.

Maiden (Apple)

maiores datacenters

Como muitas empresas de conteúdo, a Apple opera data centers em ambas as costas dos Estados Unidos. Possui centros de dados em Oregon, Carolina do Norte, Califórnia e Nevada. A Apple se comprometeu publicamente a alimentar seus centros de dados inteiramente com energia renovável e faz isso usando uma combinação de energia solar e geotérmica, bem como células de combustível que funcionam com biogás. Além disso, a Apple faz uso significativo das principais redes comerciais de entrega de conteúdo para fornecer software e arquivos digitais.

A Apple gastou mais de US $ 1 bilhão em seu campus de 183 acres em Maiden, uma cidade de cerca de 3.300 habitantes no condado de Catawba, no oeste da Carolina do Norte. A instalação de 50.500 metros quadrados está classificada, portanto, como um dos maiores centros de dados do mundo, mas está prestes a ficar maior.

Next Generation Data LTD

maiores datacenters

A Next Generation Data Ltd informou na sexta-feira que a BT e a Logica ocuparão duas grandes salas de dados em suas instalações da NGD Europe, que conta com 75.000 metros quadrados e está localizado em Newport, no País de Gales. A NGD está convertendo o local em uma instalação de data center de três andares que terá mais de 37.500 metros quadrados de espaço técnico, o que a coloca entre os maiores datacenters, capacidade suficiente. para mais de 17.000 gabinetes de servidores e armazenamento.

Contêineres – Chicago (Microsoft)

maiores datacenters

A Microsoft abriu as portas de seu data center de US$ 500 milhões em Chicago, fornecendo uma visão dentro da instalação de 70.000 metros quadrados, capacidade ainda não alcançada para uso, mas ainda assim entre os maiores datacenters. O design orientado a contêineres permite que a empresa implante 2.000 servidores em questão de horas, essa instalação inclui espaço de piso elevado e compartimentos plug-and-play para contêineres cheios de servidores.

O nível mais baixo é um vasto espaço com um teto alto e espaços de estacionamento diagonais para as pilhas de contêineres de 4 metros. Doze contêineres já estão instalados, incluindo 10 versões duplas empilhadas com servidores na parte inferior e infra-estrutura de resfriamento acima e dois contêineres de um único local.

Referência

Leia também...