O que é o Citrix Cloud?

Não é de hoje que os serviços em nuvem são uma das principais pautas na mesa de tomada de decisão das empresas, essa tecnologia pode ser o diferencial, em diversos aspectos, para a consolidação de organizações de mercados variados. E entre tantos prestadores desse tipo de serviço, o destaque de hoje vai para a Citrix Cloud.

O Citrix Cloud simplifica o design do espaço de trabalho e entrega em um serviço gerenciado centralmente, é rápido, unificado, moderno, otimizado, integrado e disponível onde você quiser. Primeiro os administradores selecionam entre diversos serviços na Library (biblioteca onde ficam disponíveis os serviços de administração, integração e web de acordo com os dispositivos lá mantidos), desenhando como será o espaço de trabalho.

Depois seleciona a fonte de recursos (servidor privado, nuvem pública, nuvem híbrida, datacenter) na qual vai carregar as forças de trabalho, e adiciona um conector à Citrix Cloud em cada um dos recursos. Assim, garante acesso seguro à infraestrutura e ao diretório da empresa, facilitando a atribuição de pessoas aos seus respectivos espaços de trabalho. E então, o Citrix Cloud facilita tudo com um ambiente integrado de espaço de trabalho e personalizado.

Os principais benefícios

citrix cloud 2

Mas então, quais são os benefícios definitivos para ajudar na sua tomada de decisão?

1. Experiência dos usuários

As forças de trabalho de hoje em dia são adeptas aos dispositivos mobile, trabalhando de muitos locais e em múltiplos dispositivos, o que torna a administração de TI cada vez mais complexa, tendo muitas aplicações e produtos a instalar. Com o controle da base de dados você constantemente prevê a capacidade necessária, instala atualizações e investe em infraestrutura para atender às demandas. Um serviço com prioridade em nuvem como o Citrix Cloud não estoura seu orçamento, e com a personalização dos espaços de trabalho e facilidade de administração você permite melhor colaboração e produtividade aos usuários, mantendo-os satisfeitos.

2. Segurança

Essa é sempre uma das maiores preocupações em qualquer decisão relacionada à infraestrutura. Mas a tecnologia do Citrix é testada e comprovada no fornecimento de proteção integrada, em um cenário mundial mobile, à empresas em constante mudança e ativos de negócios digitais valiosos. A TI tem facilidade em manter a postura de segurança que se espera dela, aplicando direitos de acesso de forma contextual, com base em dispositivos, redes, locais e comportamento dos usuários, tudo com visibilidade e controle plenos.

3. Economia

Infraestrutura necessária, pessoal disponível e habilidades específicas para os requerimentos das cargas de trabalho são os principais desafios a encaixar dentro do orçamento de TI, sempre estando na balança entre “o que deve ser feito” e “o que pode ser feito”. Se mais tecnologia não é a solução, a tecnologia certa é.

O Citrix Cloud aprovisiona as tecnologias de gerenciamento como serviços em nuvem, assim havendo menos a integrar e instalar, os espaços de trabalho são entregues em pouco tempo, as atualizações são automáticas, investimentos legado são protegidos, a complexidade é reduzida e os custos de hardware são cortados. Outros pontos relacionados à economia incluem o consumo apenas das despesas operacionais, o pagamento sob demanda e o licenciamento, que deixa de ser uma preocupação com a nuvem.

4. Continuidade e escalabilidade

É necessário muito para manter uma organização funcionando, e acesso seguro e confiável aos aplicativos e dados está no centro disso, por isso o time da Citrix cuida das atualizações de rotina e upgrades de versão, mantendo um sistema atualizado e também livre de preocupações com redundância, alta disponibilidade e recuperação de desastres. A plataforma distribuída globalmente elimina riscos de falha em pontos singulares e garante a continuidade de operação da rede, armazenamento e capacidade, protegendo desde desastres naturais a erros humanos e mantendo suas tecnologias Citrix operacionais e acessíveis.

5. Flexibilidade

A escolha de adotar ou não infraestrutura HCI, apenas em nuvem ou híbrida, é sempre difícil e delicada, isso porque a melhor escolha a ser feita varia de acordo com cada organização. Sendo assim, para empresas que estão apenas começando a adotar a nuvem ou já tiverem “nuvem em primeiro lugar”. o Citrix Cloud está disponível para ajudar a ampliar as instalações de software no local e/ou criar serviços de espaço de trabalho baseados em nuvem. A flexibilidade da tecnologia atende tanto aos requisitos do seu negócio quanto aos dos seus usuários, atendendo de acordo com a jornada do cliente e não sendo um “tudo ou nada”, ou seja, um serviço em que se compra toda a capacidade ou não se compra nada.

Recomendações finais

É comum passar o dia de trabalho com um dispositivo físico exclusivo, onde estão contidos seus aplicativos, dados e login. Mas as coisas estão migrando do dispositivo para a nuvem. O aumento dessa adoção do serviço em nuvem nos faz avançar para uma plataforma de espaço de trabalho digital segura, trocando desktops por navegadores da internet. Os aplicativos Software-as-a-Service (SaaS) criaram a atual cultura de trabalhar em qualquer lugar, dando-nos a capacidade de acessar o trabalho com segurança em qualquer dispositivo.

Enquanto os contribuintes continuam a consumir mais serviços em nuvem, a TI está evolui para uma plataforma de espaço de trabalho digital segura, isso proporciona insights simplificados de como aplicativos SaaS, web e até locais, são protegidos e apresentados aos usuários, além de dar aos usuários uma experiência de trabalho mais personalizada.

A Citrix disponibiliza um documento com ainda mais informações sobre a hora certa de adotar a nuvem, e qual modelo adotar, tudo aqui. Para quaisquer dúvidas sobre a nuvem nós da Ever It estamos sempre à sua disposição!

Veja mais sobre o Citrix Cloud no vídeo abaixo (em inglês):

Referência