Você sabe o que é API? Vamos explicar nesse artigo de maneira bem simplificada o que é o termo e como ele é aplicado em TI.

O QUE É API!

O termo API é muito conhecido dentro do universo de TI. Neste artigo vamos explicar para todos forma direta e simplificada o essencial.

Definição:

Uma empresa de software cria a API quando tem a intenção de que outros criadores de software desenvolvam produtos associados ao seu serviço. Para isso disponibilizam os códigos e instruções para serem usados em outros sites da maneira mais prática para seus usuários.

A palavra API traduzida é algo como Interface de Programação de Aplicativos.

Funcionamento:

A API como na imagem é a comunicação entre diversos códigos, que representam comandos específicos de determinados objetos em uma interface. Na prática a API interliga diversas funções para que possam ser utilizadas em outras aplicações.

É uma interface de back end: quando você utiliza um aplicativo ou site, a sua API pode estar conectada a diversos outros sistemas e aplicativos. Sem que você perceba.

Exemplos:

Com as APIs, os aplicativos podem se comunicar uns com os outros sem conhecimento ou intervenção dos usuários. (microserviços)

1) Quando você acha um pelo CEP ou vice versa em um site de compras (ultilizam o código dos Correiros).

3) Plugins do WordPress, até o windows (win32 etc).

O código da API desses site é usado para inseri-lo em um determinado local de sua página