O que é VDI – Virtual Desktop Infrastructure

A abordagem VDI cresce em diversos segmentos do mercado cada vez mais, nessa estrutura de TI os sistemas operacionais rodam em servidores centralizados nos datacenters. O usuário ou dispositivo se conecta através de uma interface (broker) e essa variação de modelo de computação é usualmente também chamada de computação baseada em servidor. É uma forma poderosa de virtualização de desktop, porque permite desktops totalmente personalizados para cada usuário, com toda a segurança e simplicidade do gerenciamento centralizado.

O VDI permite que os clientes simplifiquem o gerenciamento e os custos, consolidando e centralizando os desktops enquanto fornecem aos usuários finais mobilidade e a liberdade de acessar os desktops virtuais a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer dispositivo.  É importante compreender, no entanto, que o VDI é apenas uma forma de virtualização de desktop.

Em 2006, a VMware deu origem ao termo, tendo até hoje como principais concorrentes a Microsoft e a Citrix, todas com ótimos equipamentos. Há duas abordagens para o VDI, a persistente, que aprovisiona ao usuário uma imagem de desktop própria, que pode ser customizada e salva, e a não-persistente, que reúne uma porção de desktops uniformes que podem ser acessados conforme a necessidade dos usuários, sendo revertidos para seu estado original cada vez que o usuário faz logoff.

A imagem do desktop é entregue ao dispositivo que utiliza a VDI por meio de uma rede, permitindo ao usuário interagir com o sistema operacional e aplicações como se eles estivessem rodando no próprio aparelho. Esse dispositivo pode ser um notebook, PC, ThinClient ou ainda um aparelho móvel.

Equipamentos obsoletos também podem ser reaproveitados pela TI como clientes VDI, e quando chegar a hora de comprar equipamentos novos, a equipe pode comprar máquinas menos poderosas e mais baratas.

Um dos aspectos do VDI que não contribuem para um orçamento de TI pequeno é o armazenamento, enquanto nos dispositivos comuns, quando os desktops são rodados localmente, o sistema operacional, aplicações, dados e configurações são armazenados neles mesmos, numa estrutura VDI esses custos oscilam mais, principalmente no modelo persistente, em que sistema operacional, aplicações, dados e configurações de cada usuário devem ser armazenados no datacenter. Mas, para esses casos de infraestrutura, também surgiram outros produtos da categoria, armazenamento, servidores, redes e softwares de virtualização especiais para instalações VDI atendem à escalabilidade necessária e desafios de custo associados.

Benefícios

  • Acessibilidade remota: o uso de suporte remoto aos trabalhadores é garantido, uma vez que tudo que é necessário é uma conexão à internet, e em alguns casos, até sem rede, graças à produtos Citrix;
  • Segurança: consolide o controle, o fornecimento e a proteção dos recursos de processamento do usuário final com políticas que se adaptam dinamicamente ao ambiente de processamento do usuário final. E como todos os dados ficam no datacenter, em vez do dispositivo, caso alguém pegue um laptop não poderá pegar nenhum dos dados da organização, porque eles não estão na máquina;
  • Potencialização do uso do desktop: como já dito, algumas máquinas que podem estar obsoletas para rodar programas mais pesados, podem servir como ótimos clientes VDI;
  • Flexibilidade do trabalho: proporcione de modo consistente uma ótima experiência do usuário para profissionais do conhecimento, profissionais móveis e até mesmo desenvolvedores de 3D, em vários dispositivos, locais, mídias e conexões;
  • Custo efetivo: aloque recursos dinamicamente com armazenamento virtual, processamento virtual e sistema de rede virtual para simplificar o gerenciamento e reduzir os custos. Reduza os custos de operação diários com uma única plataforma que permite estender a virtualização do data center para os dispositivos;
  • Centralização de gerenciamento: VDIs não persistentes têm um número mínimo de imagens para manter e controlar a segurança, bem mais fácil que gerenciar um desktop completo para cada usuário.
  • Continuidade de negócios: atualizações de segurança, software e inclusão de novos aplicativos em um só ponto (datacenter), backup facilitado;

O uso na sua empresa

VDI

Ok, nós já explicamos o que é virtualização, e agora o que é VDI especificamente, você entende os conceitos de separação de hardware e software, melhor aproveitamento dos recursos computacionais e Software Defined Everything (Tudo Definido por Software), mas como trazer esse avanço à sua organização?

A maioria das companhias tem uma ampla diversidade de usuários, incluindo trabalhadores por tarefa, superusuários, contratados e funcionários móveis. Embora o VDI funcione muito bem em alguns destes casos de uso, é totalmente inadequado para outros.

Para organizações de TI simples, o XenDesktop ou VMware Horizon tornam o VDI fácil e acessível. Vão além das soluções padrão de dispositivos VDI, entregando não só desktops virtuais plenamente funcionais, menos caros do que os PCs, mas também os aplicativos de que os funcionários precisam para serem produtivos. Para clientes com diversos usuários e necessidades, estas são as soluções de virtualização de desktop abrangentes lideres de mercado e completas para a empresa. Os clientes não precisam mais ter um enfoque de tamanho único da virtualização de desktop.

Com isso, você pode fazer uma análise da infraestrutura da sua organização de acordo com as informações que já conhece, ou ainda solicitar um diagnóstico da Ever It sobre qual a melhor solução para seu cenário. Valendo sempre lembrar que, é muito importante entender que não existe solução universal, e cada caso deve ser tratado especificamente, você também pode testar o laboratório VMware e o trial Citrix com links abaixo.

E aí, agora que já sabe pelo menos o básico de VDI que tal testar um pouco dessas soluções aí em sua organização?

  • Você pode acessar o laboratório do Horizon 7, plataforma de gerenciamento da VMware, clicando aqui;
    ou
  • Você pode experimentar as soluções da Citrix, XenApp e XenDesktop por até 90 dias, clicando aqui.

Referência