BYOD

Você sabe o que é BYOD?

A sigla BYOD vem do inglês, bring your own device (traga seu próprio dispositivo)

O conceito do BYOD não é novo, mas ganha muita força com as tecnologias mobile em expansão.

O conceito visa dar liberdade ao funcionário para que ele possa usar seus próprios dispositivos e aparelhos para acessar e modificar informações da empresa. Oferece a comodidade de lidar com computadores ou smartphones que com maior comodidade, o funcionário consegue trabalhar de qualquer lugar.

No entanto o processo de implementação do BYOD não é tão simples, pois é preciso muita precaução por parte das empresas, merecem especial atenção questões como flexibilidade e segurança para os funcionários. Definir os aparelhos poderão acessar tais dados. como serão as restrições. Estas são apenas alguns dos pontos a serem abordados.

A grande questão é encontrar o equilíbrio entre um ambiente seguro e a capacidade de oferecer aos funcionários acesso a dados de diversas formas de maneira simplificada. O equilíbrio deve contemplar as escolhas pessoais do funcionário com a segurança empresarial.

Aquelas empresas que conseguem se adaptar e implementar a cultura BYOD como parte de sua estratégia, possuem capacidade de adaptação a crises como a da pandemia do COVID19, e apresentam um índice de produção acima da média, com o aumento de velocidade de resposta perante situações de crise. O futuro é mobile portanto é evidente que cultura empresarial precisa se adaptar a BYOD.