Conheça as principais novidades apresentadas no IBM Cloud Discovery

Quando foi a última vez que você passou um dia sem acessar qualquer tipo de serviço na nuvem? Essa simples pergunta pode nos fazer perceber um pouco da importância da nuvem e temas relacionados. O IBM Cloud Discovery trouxe consigo muitos desses temas e destacou sua importância, o evento aconteceu nos dias 8 e 9 do mês de Outubro pela primeira vez no Brasil, reuniu especialistas do setor para abordar novas tecnologias e práticas, inclusive com laboratórios presenciais. Os principais temas foram arquitetura, automação, Analytics, Big Data, Blockchain, DevOps, infraestrutura, integração, Inteligência Artificial, IoT, Machine Learning, segurança, serviços e transformação digital.

Palestras, hackaton, demonstrações de soluções inovadoras que já são utilizadas no mercado e em projetos fizeram marcaram o evento. Quase 2000 mil pessoas passaram pelo IBM Cloud Discovery, havendo também transmissão online, você pode conferir boa parte do conteúdo através desse link. Em um dos espaços, acontecia a plenária com diversas palestras, em outro, empresas parceiras da IBM apresentavam algumas soluções com demonstração.

Transformação pessoal pode ser a próxima grande transformação, a tecnologia pode nos libertar, porque tarefas executadas anteriormente pelas pessoas podem ser feitas por meio de robôs e inteligência artificial, deixando as pessoas com tempo livre para exercer outras funções e as organizações com otimização de seus processos. Mas, além disso, há diversos problemas que a tecnologia pode resolver, entre eles o aquecimento global, doenças sem cura, fome, falta de água, escassez de energia.

Casos de sucesso por todo o Brasil, que utilizam nuvem, internet das coisas e inteligência artificial e blockchain, foram apresentados por resolver os desafios acima e muitos outros com soluções inteligentes. Como o objetivo do evento é justamente contextualizar as mudanças trazidas pelas novas tecnologias para a vida das pessoas e a importância que as empresas ajam rapidamente.

O multi-cloud permite que cada cliente escolha livremente os tipos de fornecedores de serviços em nuvem mais adequados às necessidades de cada momento. Ter poder de processamento e dados abundantes dá base para construção de boas relações individuais, uma vez que se compreende os problemas de cada cliente e de forma rápida e barata. Entender as demandas dos clientes, gerando insights e oportunidades para as empresas proporem novas soluções e produtos, assim como melhorar os já existentes faz parte do espectro das possibilidades geradas por esse cenário.

Das soluções da organizadora do evento, o IBM Watson ganha destaque por ter diversos casos de sucesso, a solução pode aprender com número de dados pequeno, desde que tenham qualidade, o Watson garante a propriedade sobre as previsões que a tecnologia oferece à sua organização e reimagina o processo de entrega para que o fluxo de carga de trabalho seja mais inteligente.

IBM Cloud Discovery

Também houve espaço no IBM Cloud Discovery destinado ao Bluehack, programa aberto de inovação feito para aproximar desenvolvedores e clientes da IBM, foram realizados treinamentos e desafios relacionados ao dia-a-dia das grandes empresas para união dos programadores, designers e empreendedores em uma maratona de desenvolvimento com o objetivo de resolução desses problemas. A diferença em relação às palestras é a prática obtida ao enfrentar desafios reais, sendo assim, a interação e conexão entre essas partes o evento, o tornam mais completo.

Foram apresentados 3 desafios ao longo dos dois dias, o primeiro, proposto pelo grupo Fleury, era sobre como melhorar a jornada digital do cliente, ou seja, como facilitar o agendamento de consultas, recebimento de exames para o usuário do aplicativo ou site. O segundo, proposto pela Copersucar, tratou do consumo de combustível sustentável, qual a solução para que quando a pessoa estiver no carro prestes a tomar a decisão de compra entre gasolina e etanol, opte pela solução mais amigável ao meio ambiente. O último, proposto pela ONU, tratava de como acabar com o tráfico de pessoas, tratando das centenas de milhares de pessoas ao redor do mundo que são traficadas e podem ser salvas pela tecnologia.

Com apresentação do jovem nerd, os vencedores de cada desfio foram chamados à premiação, o primeiro criou um chatbot que pode ser integrado à canais que vão de SMS à mensageiros e sites para conversar com os clientes de forma pró-ativa e reativa, criando uma experiência de uso simplificada. O desafio da Copersucar teve como premiação um aplicativo chamado EtanolPlus, que estimula o uso de etanol apresentando, a partir de uma foto da nota fiscal do abastecimento feito, quanto gás carbônico a menos será emitido, gerando também uma conversão desse valor em gás carbônico para uma moeda digital que pode ser trocada por benefícios.

O desafio de trafico de humanos teve como solução a criação de um aplicativo educativo que simula, por meio da inteligência artificial, uma oportunidade interessante de primeiro emprego para jovens, conscientizando então sobre a facilidade com que uma oferta interessante obtém informações para criminosos.

Leia também...