Como você pode viabilizar o acesso remoto na sua empresa?

Conforme a natureza do trabalho evolui, é preciso incorporar soluções de acesso remoto sem trazer junto preocupações com segurança. No blog, temos um artigo com dicas para você planejar sua gestão de crise e nele citamos a importância da sua equipe ter acesso remoto às aplicações. Além disso, os locais de trabalho não são salas cúbicas como costumavam ser e a nova força de trabalho espera poder ser produtiva em qualquer lugar. Mas essa evolução traz consigo desafios, o time de TI deve garantir que as soluções de acesso remoto permitam fácil acesso a desktop, apps e dados corporativos ao mesmo tempo em que mantêm uma experiência amigável para todos os usuários e as informações sensíveis à salvo.

acesso remoto

O que é acesso remoto?

Acesso remoto é o acesso ao computador ou rede corporativa de fora do escritório tradicional. Em vários segmentos, desde colaboradores tradicionais aos que trabalham viajando, ou ainda os que têm que ficar em casa por causa de uma criança doente, a necessidade pelo acesso remoto se torna mais que essencial, uma rotina.

Existem diversas formas de viabilizar o acesso remoto aos trabalhadores, mas embora opções tradicionais como softwares de desktop ou VPNs possam atender algumas necessidades, suas limitações as tornam incompatíveis com os requisitos de segurança e flexibilidade de muitas empresas. Novas tecnologias de acesso remoto são mais compreensivas e usam tecnologias de desktops e aplicativos virtuais, compartilhamento de arquivos e gateways de acesso, entregando acesso de qualquer local ou equipamento.

Algumas soluções avançadas de acesso remoto disponibilizam acesso à tudo que os usuários precisam para serem produtivos de qualquer lugar, sem deixar buracos na segurança da rede corporativa ou ainda criar frustrações pela complexidade da interface, facilitando o trabalho para times de TI que precisam entregar mobilidade no negócio.

Por que disponibilizar uma solução de acesso remoto?

Aqui listei alguns pontos que justificam a implantação de um acesso remoto seguro e perfeito:

  • Seus funcionários pedem um espaço de trabalho flexível;
    Alcançar um equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é uma prioridade para muitos, mas isso requer um método simples de acesso aos recursos da empresa sempre que e onde for conveniente. Essa flexibilidade oferece a oportunidade de permanecerem produtivos mesmo quando têm que ficar em casa por algum motivo, além de ser um fator motivacional.
  • BYOD e aumento do uso de equipamentos móveis;
    Os funcionários de hoje preferem completar suas tarefas na organização em equipamentos pessoais, inclusive se justificando pelo crescimento da política de BYOD (Bring Your Own Device – traga seu próprio dispositivo). Por esses equipamentos serem mais suscetíveis a falhas de segurança, certifique-se de que a TI utilize ferramentas de acesso às transações do negócio confinadas à rede interna, protegidas pelo data center.
  • Crescimento das preocupações com segurança;
    Na era da mobilidade, garantir a segurança dos dados corporativos se tornou incrivelmente complexo a cada vez mais crítico. Infelizmente a maioria dos usuários não compreende os riscos inerentes de segurança de acordo com os diferentes cenários de acesso remoto, e cabe ao TI se certificar de que a solução correta seja implementada. Com soluções como virtualização de aplicativos e desktops, os requisitos de segurança podem ser atendidos ao manter os dados no data center, em vez de estarem distribuídos pelos equipamentos dos trabalhadores.
  • Desvantagens do uso de VPNs:
    As Virtual Private Networks (VPNs) oferecem uma solução para acessar a rede corporativa de diferentes locais, mas frequentemente limitam os tipos de dispositivos suportados e restringem a experiência do usuário. Para minimizar a frustração e a inatividade, os funcionários devem ter acesso a um único e consistente meio de trabalhar, independente de sua localização ou equipamento.

acesso remoto

Melhores práticas para habilitar o acesso remoto

A necessidade de implementar rapidamente o acesso remoto pode trazer diversos desafios, a falha em considerar adequadamente e endereçar uma gama de fatores – desde a experiência dos usuários em diferentes dispositivos à permissões de acesso à tarefas e funções – pode resultar em riscos de segurança, complicações de TI, baixa adoção do sistema pelos usuários e outros problemas críticos. Para cumprir os requisitos de segurança enquanto os funcionários podem cumprir seus trabalhos sem problemas, uma estratégia de acesso remoto deve englobar:

  • Um simples método de acesso que ofereça uma experiência consistente aos usuários, independente de se conectarem por uma rede interna ou externa;
  • Um único ponto de acesso para todos os aplicativos e dados, independente do local ou equipamento usado;
  • Acesso seguro aos dados com sincronização de arquivos e compartilhamento integrado;
  • Funcionalidade completa para aplicativos de Windows e desktops em equipamentos touch-screen;
  • Gerenciamento centralizado dos acessos e permissões dos empregados, com políticas de controle bem distribuídas;

Recursos adicionais de acesso remoto

Habilitar o acesso remoto pode prover muitas vantagens para as organizações, os funcionários têm mais equilíbrio entre vida pessoal e trabalho e permanecerem produtivos em qualquer lugar, times de TI têm maior controle sobre a segurança dos dados enquanto possibilitam aos colaboradores trabalharem de onde acharem melhor, e os negócios têm sua agilidade e rendimento aumentados.

Enquanto a natureza do trabalho continua a evoluir, mais e mais organizações reconhecem a necessidade de soluções de acesso remoto compreensivas que atendam a esses benefícios críticos. A virtualização de desktops oferecida pela Citrix com o antigo XenDesktop e atual Virtual Desktop (entenda essa mudança aqui) e de apps com o XenApp, atual Virtual App, é a líder de mercado, sendo acompanhada apenas pela VMware em competitividade, na Ever IT oferecemos todo tipo de suporte a esses produtos. Acreditamos no poder  transformador que essas tecnologias têm nas organizações e estamos sempre dispostos a ajudar com seus problemas em TI, basta entrar em contato.

Bônus – computador de uso pessoal

Se você quer configurar o acesso remoto apenas para seu computador pessoal e não como uma solução para sua organização, o Windows oferece esse recurso gratuitamente em algumas versões, e provavelmente você já até se deparou com essa opção em seu PC mas nunca usou. O passo a passo para habilitar a função é simples, podendo logo após conectar um dispositivo Windows, Android ou iOS ao computador à distância:

  1. Configure o computador ao qual você deseja se conectar para que ele permita conexões remotas:

    • No dispositivo ao qual você deseja se conectar, selecione Iniciar Windows logo Start button > Configurações Gear-shaped Settings icon > Sistema > Área de Trabalho Remota e ative Habilitar Área de Trabalho Remota.
    • Anote o nome desse computador em Como se conectar a este computador. Você precisará disso mais tarde.
  2. Use a Área de Trabalho Remota para se conectar ao computador configurado:

    • No computador Windows 10 local: na caixa de pesquisa na barra de tarefas, digite Conexão de Área de Trabalho Remota e selecione Conexão de Área de Trabalho Remota. Em Conexão de Área de Trabalho Remota, digite o nome do computador ao qual você deseja se conectar (da etapa 1) e, em seguida, selecione Conectar.
    • No seu dispositivo Windows, Android ou iOS: abra o app da Área de Trabalho Remota (disponível gratuitamente na Microsoft Store, no Google Play ou na Mac App Store) e adicione o nome do computador ao qual você deseja se conectar (da etapa 1). Selecione o nome do computador remoto adicionado e aguarde a conclusão da conexão.(Mais opções de configuração você encontra aqui)

    Até a próxima!

    Referência

Leia também...