vSphere 5.5 e vSAN 5.5

Se a sua organização utiliza o vSphere 5.5 ou vSAN 5.5, atente-se ao prazo do fim de suporte, que ocorre em 19 de Setembro de 2018. Para manter seu nível de suporte e serviços de assinatura plenos, recomendamos a atualização para o vSphere 6.5 ou 6.7, pois além de ter direito às últimas capacidades do vSphere você também leva a versão mais recente do vSAN e suas capacidades.

Aos clientes que utilizam vCloud Suite 5 e vSphere com Operations Management (vSOM) e rodam vSphere 5.5 também é recomendado o upgrade para o vSphere 6.5 ou vSphere 6.7.

Por que fazer o upgrade?

o vSphere 6.5 aprovisiona uma infraestrutura altamente disponível, resiliente e sob demanda, o que é a base para qualquer ambiente de nuvem. Oferece a inovação que permite a transformação digital às empresas e facilita o trabalho da administração de TI. É também a base para a estratégia de avanço na nuvem híbrida da VMware e portanto, um requisito para arquiteturas cruzadas entre nuvens. As novas capacidades incluem:

  • Arquitetura simplificada, operações simplificadas: as ferramentas do vCenter Server elevam sua eficiência em APIs baseados em REST com automação simples, backup e recuperação baseados em arquivo, migração em apenas um passo com o vCenter Server Appliance Migration Tool, e arranjo unificado de sistema operacional, vCenter Server e base de dados;
  • Interface de usuário moderna: o cliente vSphere é baseado em HTML5 para uma performance mais rápida e facilidade de uso;
  • Segurança embutida compreensiva: a encriptações do vSphere e do vMotion protegem dados em descanso e em uso. O boot seguro previne o hypervisor e sistema operacional do usuário de adulterações, o login de qualidade provê informações forenses para ajudar a entender quem fez o quê, quando e onde caso ameaças à segurança ocorram;
  • Gerenciamento pró-ativo de datacenter: o DRS preventivo aprende sobre seu ambiente e, baseado em padrões de uso, preventivamente rebalanceia cargas de trabalho para demandas que estão por vir, eliminando a retenção de recursos mesmo antes de ocorrer. O HA pró-ativo antecipa falhas de hardware e nivela o vSphere vMotion para redirecionar cargas de trabalho à servidores em bom estado antes da ocorrência de falhas;
  • Contêineres de integração do vSphere: o vSphere Integrated Containers entrega uma infraestrutura empresarial de contêineres que aprovisiona o melhor dos dois mundos para desenvolvedores e times de operação do vSphere. Isso possibilita que os contêineres rodem lado a lado com máquinas virtuais na mesma infraestrutura vSphere sem requisitar qualquer nova ferramenta;
  • Suporte avançado ao processador: o vSphere 6.5 suporta os mais recentes chips x86, dispositivos, drivers e sistemas operacionais de usuário.

duvida vsphere 5.5

Como fazer o upgrade?

upgrade do seu ambiente para o vSphere 6.5 é feito em etapas, sendo os componentes atualizados nas primeiras etapas plenamente compatíveis com os componentes que ainda não foram atualizados.

Etapa 1: performar o upgrade do vCenter Server junto à soluções VMware associadas.

Antes de começar o upgrade do vCenter Server, observe quaisquer outras soluções VMware associadas ao seu ambiente, como Site Recovery Manager (SRM) ou VMware NSX. Também determine se sua instalação atual utiliza arquitetura embutida ou externa para SSO/PSC. Os produtos VMware que podem ser atualizados, por terem recebido melhorias, garantindo assim a interoperabilidade são:

  • vRealize Automation;
  • vRealize Orchestrator;
  • vRealize Business;
  • vRealize Operations;
  • vRealize Log Insight;
  • vRealize Log Insight Agent;
  • vRealize Operations Manager End-Point Operations Agent;
  • VADP based Backup Solution;
  • NSX para vSphere;
  • PSC/SSO Externo;
  • vCenter Server;
  • vSphere Update Manager (VUM);
  • vSphere Replication;
  • Site Recovery Manager;
  • Update Manager;
  • ESXi;
  • vSAN;
  • Virtual Hardware;
  • VMware Tools.

Os itens na lista acima estão organizados por ordem de prioridade na sequência de atualização. A melhoria para o vCenter Server 6.5 é suportada pelo vCenter Server 5.5 ou superior, estando também disponível uma ferramenta de migração para converter sua instalação de vCenter Server com Windows para o vCenter Server Appliance.

Etapa 2: faça a melhoria dos seus hospedeiros vSphere para VMware ESXi 6.5.

Isso pode ser feito em diferentes “laminagens”, com hospedeiros individuais em um cluster sucessivamente atualizado após as máquinas virtuais terem sido migradas para outros hospedeiros operacionais com a utilização do vSphere vMotion. Essa abordagem por lâminas permite o upgrade dos hospedeiros vSphere enquanto evita tempo de inatividade nas VMs. Upgrades de hospedeiros locais para a versão ESXi 6.5 são suportados a partir do vSphere com ESXi 5.5 ou superior, e os métodos dessa melhoria incluem o Instalador ESXi, o comando ESXCLI de dentro do ESXi Shell, o vSphere Update Manager e o Auto Deploy.

Etapa 3: Instalar ou atualizar o vRealize Log Insight para vCenter Server e vRealize Operations.

O passo final é instalar ou fazer o upgrade de soluções adicionais de gerenciamento que se integram ao vCenter Server e aprovisionam capacidades de monitoramento e planejamento.

Considerações pós-upgrade: completar o upgrade de suas VMs, Switches distribuídos e bancos de dados.

O vSphere 6.5 permite versões prévias do VMware Tools e hardware virtual a continuar rodando em uma configuração suportada por novas versões do ESXi. Esse suporte estendido facilita os upgrades do vSphere (vSphere 5.5 não se aplica) ao permitir que o upgrade do vCenter Server, hospedeiros ESXi e soluções VMware associadas seja imediato, seguido por um upgrade em fases das máquinas virtuais. Na maioria dos casos, a melhoria para uma versão compatível de máquinas virtuais é requerida somente quando novas capacidades são adicionadas. O VMware Tools deveria ser atualizado conforme a necessidade para se beneficiar de melhorias na segurança e confiabilidade.

As máquinas virtuais devem ser desligadas para serem atualizadas, planeje apropriadamente o tempo de inatividade para esse passo. Você pode performar um upgrade orquestrado das máquinas virtuais com vSphere Update Manager, que permite o upgrade tanto das ferramentas VMware como do hardware virtual.

Ambientes vSphere que utilizam switches distribuídos tem versões correspondentes aos lançamentos vSphere. Versões antigas dos switches podem ser usadas seguramente em novas edições do vSphere, mas a atualização é um requisito para se beneficiar de capacidades e performances melhoradas.

Licenciando

Você deve obter novas licenças para instalar o VMware vSphere 6.5 se a sua versão é mais antiga que o vSphere 6.0. Licenças vSphere 5.x (como é o caso do vSphere 5.5) ou 4.x não funcionam para o vSphere 6.5.

As licenças serão atualizadas para a nova versão de acordo com as seguintes regras:

  • Somente licenças, ou parte das licenças, que têm suporte ativo e contratos de assinatura no dia em que o VMware vSphere 6.5 se tornou disponível em geral (generally available ou GA) são elegíveis para o upgrade. Se uma assinatura expirou ou vai expirar antes do dia da GA, você continuará com acesso às licenças vSphere já existentes, ou seja, seu vSphere 5.5 continua funcionando, mas não poderá executar a atualização;
  • Se seu suporte e assinatura expirou ou vai expirar antes da data de GA você pode escolher restabelecer a licença depois. Ao fazer isso, pode escolher fazer o upgrade quando for a melhor hora.

Passos para o licenciamento:

  • Faça login usando as credencias da sua conta na VMware.com;
  • Vá em Accounts > License Keys. Ou clique em “Upgrade Licenses” na lista de alertas;
  • Selecione Upgrade License Keys do “I want to” suspenso;
  • Selecione as pastas às quais tem acesso da lista de pastas, todos os produtos que você pode fazer upgrade aparecerão;
  • Para filtrar os dados, expanda o filtro e digite o número do pedido, número do contrato, chave de licença ou outro critério de pesquisa e clique em “Apply Filter”, o produto relacionado, que está disponível para upgrade, aparecerá nos resultados.
  • Entre a quantidade de licenças a serem atualizadas.

Com isso, o sistema desativa a sua licença atual para você e as novas licenças são entregues na mesma pasta que a licença original. Se qualquer parcela da atual licença permanecer sem upgrade, novas licenças são geradas para essa porção restante. A habilidade de fazer upgrade em uma chave de licença depende de:

  • As permissões associadas à pasta em que a licença se localiza;
  • Elegibilidade do título da licença para upgrade de assinatura;
  • A data em que a nova versão do produto se torna disponível.

Preparando para o upgrade da sua licença

Para garantir um upgrade livre de problemas, a VMware pede sua cooperação para verificar que os dados da sua licença e assinatura estão corretos, portanto tome um tempo para revisar sua conta e contate seu suporte se a informação não é consistente com suas expectativas. Se correções são necessárias é preferível executá-las mesmo no vSphere 5.5, antes da entrega de suas licenças do VMware vSphere 6.5

  1. Revise seus contratos de suporte da VMware
    Vá em “Support Contract History” em Account após fazer login na VMware e revise seus contratos de suporte. Revise o status e datas de todos os contratos que contêm componentes do vSphere 5.x (como o vSphere 5.5) e vCenter 5.5. Se os contratos estão expirados ou têm data de expiração antes da GA, você terá que solicitar renovação ou restabelecimento dos contratos, use o botão “Request Quote” na página “Support Contract Details”;
  2. Verifique suas permissões
    Vá em Account > User & Permissions e verifique a permissão em cada uma das pastas.
  3. Evite problemas devido à falta de tempo, pessoal qualificado ou outros problemas, solicite o suporte de uma terceirizada de TI, como a Ever It.

Produtos que terão seu fim do suporte geral em 2018

A listagem completa você encontra aqui.

  • AirWatch Console 9.1;
  • AirWatch Learn 1.0;
  • AirWatch Teach 1.0;
  • AirWatch Video para Android e iOS 1.0;
  • AppVolumes 2.11, 2.12 e 3.0;
  • Cisco Nexus 1000V;
  • ESXi 5.5;
  • Horizon DaaS Bundle e Horizon DaaS On Prem Platform 6.1;
  • Identity Manager 2.9;
  • Integrated OpenStack 3.0 e 3.1;
  • Mirage 5.8;
  • NSX for vSphere 6.2;
  • NSX-T 1.0 e 1.1;
  • SDDC Manager 2.x;
  • Site Recovery Manager 5.5 e 5.8;
  • User Environment Manager 9.0 e 9.1;
  • vCenter Server 5.5;
  • vCenter Server Heartbeat 6.6;
  • vCenter Update Manager 5.5;
  • vCloud Availability for vCloud Director 1.0;
  • vCloud Director for Service Providers 8.10;
  • vCloud Usage Meter 3.5.0, 3.6.0 e 3.6.1;
  • vRealize Automation 6.2.5 Standard/Advanced/Enterprise;
  • vRealize Automation DevKit 6.2.2;
  • vRealize Automation 7.0, 7.1 e 7.2;
  • vRealize Business for Cloud 7.0, 7.1 e 7.2;
  • vRealize Code Stream 2.0, 2.1, 2.2 e 2.3;
  • vRealize Configuration Manager 5.8.x;
  • vRealize Hyperic 5.8.4 a 5.8.6;
  • vRealize Log Insight 4.0, 4.3 e 4.5;
  • vRealize Network Insight 3.1 a 3.7;
  • vRealize Operations for Horizon 6.4;
  • vRealize Operations for Published Applications 6.1 e 6.4;
  • vRealize Operations Manager 6.3, 6.4 e 6.5;
  • vRealize Orchestrator 7.0, 7.1, 7.2 e 7.3;
  • vSAN 5.5;
  • vSphere Big Data Extensions 2.3;
  • vSphere Data Protection 5.5 e 5.8;
  • vSphere Data Protection Advanced 5.5 e 5.8;
  • vSphere Integrated Containers 1.x;
  • vSphere Replication 5.5, 5.6 e 5.8;
  • vSphere Storage Appliance 5.5.

Referência