Fim do Suporte e das atualizações no Citrix XenApp 6.5

Em 30 de Junho de 2018, a Citrix executou o End of Life do XenApp 6.5 para todos os clientes com programas de Software Maintenance e/ou Software Advantage ativo.

Como isto pode ter afetado sua empresa e quais as opções que você tem para não ficar refém de um software legado no core da sua empresa, é importante falar disso mesmo após a data. Desta forma seu time poderá se planejar melhor para escolher a melhor opção.

O principal impacto para sua empresa é que o software não tem mais atualizações de segurança ou de bugs e o mais importante, não conta mais com suporte da Citrix, mesmo que você esteja com o SA ou SWM ativos.

Neste cenário, você tem 2 opções:

Opção 01: Comprar o Extended Support.

Nesta opção o Extended Support estende seu suporte até 14 de Janeiro de 2020. Esta opção envolve custos adicionais para a empresa e deverá ser escolhida em casos em que não foi possível fazer uma atualização do ambiente. Esta opção foi bastante utilizada por empresas que possuíam o XenApp 5 com softwares legados que só funcionavam no Windows Server 2003, mesmo com os custos envolvidos.

Opção 02: Atualizar seu ambiente para a versão XenApp 7.X

Sem dúvida a melhor opção levando em consideração a continuidade e atualização do seu ambiente.

O ambiente sempre foi considerado por muitos especialistas como a melhor release de todos os tempos, por ser muito estável e com muitas configurações se tornou o queridinho dos Engenheiros e Analistas e dos CIOs que conseguiram atingir seus objetivos de entrega de aplicações de forma segura e com quase 0 down-time (tempo de inatividade).

Isto até o release do 7.X, quando os engenheiros da Citrix se superaram, baseando-se em uma nova arquitetura chamada FMA (FlexCast Management Architecture). Esta arquitetura permite interoperabilidade e gerenciamento modular entre as tecnologias Citrix e ainda integra na mesma plataforma entrega de aplicações, mobilidade, provisionamento e gerenciamento de nuvem.

Dentre os principais beneficiois estão:

Como migrar para o XenApp/XenDesktop 7.X?

Existem 2 formas de migrar seu ambiente para a nova versão:

Citrix XenApp 6.X Migration Tool e Citrix Smart Tools

O Xen App Upgrade utility é um conjunto de scripts PowerShell e outros arquivos que exportam as politicas e configurações de aplicações do Xen App 6.5 e os gravam em arquivos XML para serem importados no site 7.X.

Já o Smart Tools desinstala o Xen App 6.X e instala e configura o novo Virtual Delivery Agente (VDA) desde que o sistema operacional seja compativel. Esta aplicação está disponivel no Citrix Cloud para clientes com SA ou SWM ativos.

Instalação e configuração sem importação.

Nesta opção todo o projeto de instalação é redesenhado para a atual necessidade da sua empresa. As aplicações, políticas e demais configurações são refeitas sem importação do ambiente antigo.

Esta opção é a mais utilizada pela Ever It, desta forma não são importadas políticas fantasmas e configurações que não servem mais, deixando o ambiente enxuto e com gerenciamento facilitado.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou deseja saber mais sobre este tema nossos especialistas estão à sua disposição, basta entrar em contato conosco.

Entre em Contato!

Referência
Referência

Leia também...