Digital Workspace – um novo conceito para se aplicar

Você que é gestor ou trabalha com a área de TI provavelmente já ouviu falar do termo Digital Workspace, ou área de trabalho digital, mas assim como no caso do Capex e Opex, às vezes estamos familiarizados com a palavra mesmo sem compreender completamente seu conceito. Então, se você quer entender tudo que pode tirar de proveito e melhorar a qualidade do trabalho executado em sua organização, acompanhe o texto a seguir.

A rápida adoção de aplicativos modernos (SaaS e móveis), somada à proliferação de dispositivos móveis avançados e acessíveis, levou ao surgimento de novos desafios no ambiente de trabalho. Os aplicativos modernos ficam fora da rede corporativa tradicional e precisam de suporte e atualizações, assim como o portfólio existente de aplicativos legados/nativos e aplicativos da Web que ainda consomem uma parte significativa dos recursos de TI. Além disso, a crescente proliferação de aplicativos móveis também colabora para o surgimento de inconsistências na experiência do usuário, na postura de segurança e nos requisitos de suporte que precisam ser abordados pelo gerenciamento de custos. Para manter a produtividade em qualquer
lugar e a qualquer hora, os funcionários acabam não cumprindo adequadamente as rigorosas políticas tradicionais. As organizações devem tomar uma importante decisão: ignorar essas tendências e correr o risco de sofrer violações de segurança
não intencionais ou adotar o novo modo de trabalho e aproveitar a nova estrutura de gerenciamento.

Ao pesquisarmos sobre tecnologias como a virtualização de servidores e computação em nuvem, nos deparamos com a área de trabalho digital, uma solução flexível e integrada para entregar o que o colaborador precisa, apps, desktops, dados e dispositivos, de uma maneira contextual e segura. Essa estrutura unificada conta também com todos os benefícios de ambientes híbridos e multi-nuvem enquanto simplifica e supera desafios de acordo com uma abordagem centrada em pessoas.

Além disso, das soluções práticas, ao aderir a um digital workspace, a organização inspira um tipo de cultura que agrada os colaboradores, fortalecendo times e, indiretamente, a marca.

As soluções de Digital Workspace

Valorizar o capital humano com o avanço da tecnologia é o que todo bom gestor deve fazer, disponibilizar o acesso a informações, ferramentas e recursos que, antes, eram localizados apenas nos escritórios, não é uma tarefa tão simples, mas os benefícios são imensos para ambas as partes, o funcionário passa a ser responsável por produzir de onde estiver e sua gestão passa a ser feita por resultados, e não mais pela forma ou local de trabalho. Assim, permitir ao colaborador conhecer bem as ferramentas do trabalho da organização, gerir os próprios resultados e controlar o próprio tempo são indicações de um Digital Workspace flexível.

A solução ideal varia de acordo com o cenário da organização abordada, em alguns casos, CRMs e email corporativos resolvem a questão de dor sentida pela empresa, outros exigem um grande levantamento e desenho das ferramentas necessárias para completar a digitalização da área de trabalho.

Na maioria dos casos, as soluções que duas grandes marcas do setor apresentam são as melhores e mais completas, a VMware e a Citrix se destacam por atender diferentes demandas dos novos modelos de trabalho de forma unificada e construírem ao longo do tempo, o significado de Digital Workspace.

Digital Workspace – Citrix

Digital Workspace

A transformação digital exige que as empresas ofereçam uma experiência superior aos funcionários para maior produtividade e políticas de segurança mais fortes para a prevenção de perda de dados. Gerenciar uma lista em constante crescimento de SaaS (Software-as-a-Service), aplicativos móveis e web rodando em qualquer número de nuvens aumenta os riscos de segurança. Por isso, o Citrix Workspace (Digital Workspace da Citrix), com abordagem centrada em pessoas, toma controle e proativamente gerencia ameaças de segurança nos mais diversos ambientes, agregando todos os aplicativos e dados em todas os aplicativos, sejam locais ou em nuvem, para entregar a melhor experiência a cada usuário.

O Citrix Workspace oferece uma experiência centrada no usuário, onde tudo o que você precisa para trabalhar está em um aplicativo unificado, com facilidade de acesso condicional e desempenho, com base no contexto do usuário e nas políticas elaboradas pela TI. Todo o perímetro abrangido pela segurança oferecida com a solução inclui:

  • Experiência unificada aos usuários;
  • Logon único de identidade para BYO;
  • Acesso contextual;
  • Desempenho contextual;
  • Gerenciamento de endpoint (dispositivos) unificado;
  • Operações de aplicativos;
  • Controle de conteúdo;
  • Entrega de aplicativos;
  • Serviços de rede;
  • Colaboração de conteúdo;
  • Preparo para atualizações frequentes do Windows 10;
  • Migração rápida e manutenção simplificada do Office 365;
  • Espaços de trabalho inteligentes com o Workspace IoT.

Você pode fazer uma avaliação e obter insights (em inglês) da Citrix para o seu ambiente, com análise de pontuação de experiência dos usuários, sistemas operacionais, número de aplicativos, armazenamento em nuvem, avaliações de segurança e indicadores de mobilidade, basta clicar aqui.

Digital Workspace – VMware

Digital Workspace

A solução da VMware para Digital Workspace é o Workspace ONE, com ele é possível entregar e gerenciar qualquer aplicativo em qualquer dispositivo, de forma simples e segura. Essa plataforma inteligente integra controle de acesso, gerenciamento de aplicações e gerenciamento de dispositivos multiplataformas, estando disponível como um serviço em nuvem ou para instalações locais de servidores.

As principais vantagens incluem:

  • Gerenciamento unificado de endpoints;
  • Um espaço de trabalho digital seguro, com segurança abrangente e preditiva;
  • Inteligência em todo o espaço de trabalho digital;
  • Reduza o custo de fornecimento de aplicativos e desktops virtuais;
  • Gerenciamento simplificado de acesso;
  • Informações inteligentes e automação;
  • Ações e notificações baseadas em contexto;
  • Gerenciamento de acesso com reconhecimento de dispositivo;
  • Acesso simples a aplicativos Win32;
  • Envolvimento com aplicativos de produtividade.

Ver referência
Ver referência

Leia também...