Como fazer o backup do VMware vSphere?

Para realizar o backup do VMware vSphere em sua organização existem diferentes possibilidades e recursos, aqui trataremos das melhores opções. As soluções tradicionais de backup evoluíram para tratar a nuvem como um ponto de extremidade ou um destino de armazenamento estático, semelhante a um disco ou fita. Embora essa abordagem seja simples, é limitada e não aproveita plenamente uma plataforma de nuvem subjacente, o que resulta em uma solução cara e ineficiente. Outras soluções são caras porque você acaba pagando pelo tipo errado de armazenamento, ou por um armazenamento desnecessário, e ainda, algumas soluções geralmente são ineficientes porque não oferecem o tipo ou a quantidade de armazenamento de que você precisa, ou as tarefas administrativas exigem muito tempo.

Veeam Availability Suite

backup do vmware vsphere

O Veeam Backup & Replication 9.5 oferece disponibilidade para todas as cargas de trabalho – virtuais, físicas e na nuvem, incluindo suporte ao VMware vSphere e Microsoft Hyper-V – a partir de um único console de gerenciamento. Ele garante recuperação rápida, flexível e confiável de suas aplicações e dados, unindo o backup do VMware vSphere e a replicação em uma solução de software único. A Veeam suporta completamente o VMware vSphere 6.7, garantindo toda a confiança para fazer upgrade para a versão mais recente do VMware e tirar proveito da funcionalidade e tecnologia mais moderna. Com uma única solução e sem investimentos adicionais, você pode melhorar sua estratégia de disponibilidade e complementar os backups de VMs com a replicação baseada em imagem.

O Veeam Availability Suite 9.5 já contava com 200 recursos e melhorias presentes na v.9, entre eles melhorias para escritórios remotos e suporte avançado para fita, mas as versão 9.5 chega com recursos como escalabilidade empresarial (suportando até 10x mais atividades de backup e replicação no mesmo hardware), integração com tecnologias de datacenter da Microsoft 2016 e novos recursos para provedores de serviço e departamentos de TI. Estando na era da transformação digital, onde os negócios são movidos por TI, é necessário estar operando a todo o tempo, 24 horas por dia.

Também foi estendida a Deep Storage Integration (Integração de Armazenamento Profundo) para incluir arranjos de armazenamento Nimble, agora pode-se fazer o backup do VMware vSphere e máquinas virtuais em produção diretamente dos snapshots de armazenamento Nimble ou de suas cópias gerenciadas replicadas durante o horário de produção, tantas vezes quanto necessário. Você também ganha acesso à recuperação granular no nível do item com o Veeam Explorer para Nimble Snapshots para cumprir os objetivos de recuperação de menos de 15 minutos.

Sobre as tecnologias do Microsoft 2016 Data Center, a versão 9.5 não é uma excessão, sendo a primeira a fornecer suporte total ao Windows Server 2016, incluindo Hyper-v, Nano Server e Storage Spaces Direct, assim como suporte às novas versões das aplicações Microsoft Enterprise. Além disso, também há uma nova integração avançada com o Microsoft Resilient File System (ReFS), trazendo uma tecnologia de clonagem rápida que permite a criação e transformação 10x mais rápida de arquivos de backup completo sintéticos, em janelas de backup menores e menor carga sobre o armazenamento de backup. Além disso, em função dos blocos clonados não consumirem espaço em disco, o consumo de armazenamento GFS agora é similar ao do appliance de deduplicação.

Através da integração com o fluxo de integridade de dados ReFS, os backups do VMware vSphere incrementais infinitos já existentes estão protegidos contra a corrupção silenciosa de dados com o escaneador de integridade de dados em segundo plano e também a correção de erros proativa nas áreas de armazenamento. Por fim, para estender a disponibilidade para a nuvem híbrida, o Veeam Availability Suite 9.5 também introduz o Direct Restore para Microsoft Azure, isso dá a capacidade dos usuários de otimizar a alocação de recursos, minimizar custos e ganhar novas opções de recuperação de desastre com o Cloud Restore de qualquer Backup Veeam local para Azure.

Para a nuvem Veeam e provedores de serviços, o suporte ao VMware vCloud Director foi melhorada a disponibilidade para o modelo infraestrutura como serviço (IaaS). Com o 9.5 os locatários têm mais poder para realizar operações de backup do VMware vSphere e restauração de forma autônoma sem demandar a intervenção do provedor de serviços, simplificando o gerenciamento, melhorando os objetivos de tempo de restauração e reduzindo o custo total de propriedade (TCO).

No Veeam ONE foram introduzidas grandes melhorias de escalabilidade para os recursos de monitoramento e geração de relatórios, adicionando recursos de cobrança e faturamento para as infraestruturas virtuais e de backup. Estes novos relatórios fornecem a ambos, o provedor de serviços e às empresas, múltiplas formas de calcular o custo dos recursos de processamento e armazenamento entre clientes, assim como entre departamentos internos.

Alguns outros recursos do Veeam são:

  • Aceleração de WAN integrada, levando os backups para local externo 50x mais rápido;
  • HPE StoreOnce Catalyst, com deduplicação de dados na origem, reduzindo RPOs e perda de dados;
  • Dell EMC Data Domain Boost, com deduplicação de dados na origem e criptografia de dados em transmissão pela WAN;
  • Repositório de backup com aumento de escala (gerenciamento de tarefas de backup simplificado e uso eficiente do armazenamento de backup;
  • Escalabilidade corporativa para implantações ROBO, mantendo as atividades de backup e restauração nos locais remotos;
  • Acesso direto ao armazenamento, acesso direto à SAN pelo Fibre Channel e iSCSI;
  • Criptografia de ponta a ponta;
  • BitLooker, reduzindo em até 20% o tamanho do arquivo de backup e o uso de largura da banda de replicação.

Ficou a fim de testar essa solução como backup do VMware vSphere da sua empresa? Faça o download do teste grátis, sem limitação de recursos por até 30 dias aqui.

Se você não está tão acostumado à interface intuitiva Veeam e prefere um longo passo a passo em vídeo, veja esse webinar que o pessoal da Quantinfor disponibilizou (em português-PT):

Backup do VMware vSphere com Azure Backup Server

 

backup do vmware vsphere

O Backup do Azure é o serviço baseado no Azure que você pode usar para fazer backup do VMware vSphere (ou proteger) e restaurar os dados na nuvem da Microsoft. Ele substitui a solução de backup local ou externa existente por uma solução confiável, segura e econômica baseada em nuvem. O Backup do Azure oferece vários componentes que você pode baixar e implantar em um computador, servidor, ou na nuvem. O componente ou o agente que você implanta depende daquilo que deseja proteger. Todos os componentes do Backup do Azure (independentemente de você estar protegendo dados localmente ou na nuvem) podem ser usados para fazer backup de dados em um cofre dos Serviços de Recuperação no Azure.

O Microsoft Azure Backup Server (MABS) é uma solução de backup em nuvem do Azure Backup para proteger dados e cargas de trabalho através de ambientes de TI heterogêneos nas empresas, está disponível como download gratuito sem requisitar uma System Center License (Licença de Centro de Sistema) ou uma licença SQL para o servidor DB. O Azure Backup Server agora suporta as máquinas virtuais em backup do VMware vSphere, para disco e nuvem, com cópia fora do local ou retenção de longo termo. Nesse update, a Azure Backup Server protegeu cargas de trabalho como SQL, Exchance, Sharepoint e arquivos nos servidores Windows que rodam em máquinas físicas ou Hyper-V, máquinas virtuais VMware.

O que esperar das VMs no Backup do VMware Sphere com Azure Backup Server:

  • Backup sem agentes: o Azure Backup Server usa o VADP API da VMware para proteger as VMs remotamente sem instalar agentes nos servidores vCenter ou ESXi, liberando os administradores da confusão de gerenciar agentes para o backup de VMs;
  • Descoberta e autoproteção: os consumidores podem descobrir e proteger máquinas virtuais VMware residindo em alvos de armazenamento externo também, como NFS e armazenamento em cluster. Gerenciar ambientes grandes não precisa de muito esforço uma vez que as VMs estejam protegidas no nível de pasta. Quaisquer futuras VMs adicionadas à uma pasta protegida têm o backup feito automaticamente;
  • Backup híbrido integrado: consumidores podem fazer o backup para o disco para uma recuperação operacional mais rápida e para a nuvem com cópia externa ou retenção de longo termo.

Os 4 passos simples para configurar o servidor VMware e Azure Backup Server para proteger as VMs são:

  • Habilitar uma conexão SSL segura entre o Azure Backup Server e o servidor VMware;
  • Adicionar um novo usuário com alguns privilégios mínimos;
    Se você está criando uma conta de usuário no vCenter 6.0 ou vCenter 5.5, esses privilégios podem mudar, a tabela a seguir indica quais são eles em cada versão:

    Privilégios para conta de usuário vCenter 6.0  Privilégios para conta de usuário vCenter 5.5
    Datastore.AllocateSpace Network.Assign
    Global.Manage custom attributes Datastore.AllocateSpace
    Global.Set custom attribute VirtualMachine.Config.ChangeTracking
    Host.Local operations.Create virtual machine VirtualMachine.State.RemoveSnapshot
    Network. Assign network VirtualMachine.State.CreateSnapshot
    Resource. Assign virtual machine to resource pool VirtualMachine.Provisioning.DiskRandomRead
    Virtual machine.Configuration.Add new disk VirtualMachine.Interact.PowerOff
    Virtual machine.Configuration.Advanced VirtualMachine.Inventory.Create
    Virtual machine.Configuration.Disk change tracking VirtualMachine.Config.AddNewDisk
    Virtual machine.Configuration.Host USB device VirtualMachine.Config.HostUSBDevice
    Virtual machine.Configuration.Query unowned files VirtualMachine.Config.AdvancedConfig
    Virtual machine.Configuration.Swapfile placement VirtualMachine.Config.SwapPlacement
    Virtual machine.Interaction.Power Off Global.ManageCustomFields
    Virtual machine.Inventory. Create new
    Virtual machine.Provisioning.Allow disk access
    Virtual machine.Provisioning. Allow read-only disk access
    Virtual machine.Snapshot management.Create snapshot
    Virtual machine.Snapshot management.Remove Snapshot
  • Adicionar um servidor VMware ao Azure Backup Server;
  • Proteger as VMs do VMware com Azure Backup Server.

Para fazer download do Microsoft Azure Backup Server e realizar o backup do VMware vSphere apresentado acima, clique aqui.

Data Protection Manager

O Gerenciador de Proteção de Dados do vSphere é uma solução de backup e recuperação desenhada para ambientes vSphere. Criado com a ajuda da EMC Avamar, aprovisiona backup do VMware vSphere e suas máquinas virtuais sem agentes e em nível da imagem para o disco. Também aprovisiona proteção de aplicações Microsoft críticas para o negócio (como Exchange, servidor SQL e SharePoint) junto à replicação de dados eficiente em WAN e com backup encriptado, sendo além de tudo completamente integrado ao servidor vCenter e ao vSphere Web Client.

Infelizmente a VMware anunciou o fim da disponibilidade do VMware vSphere Data Protection nas futuras versões do vSphere, sendo o vSphere 6.5 a última a incluir o produto VDP.

Referências: https://www.veeam.com/br/veeam_backup_9_5_datasheet_ds.pdf
        https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/backup/backup-azure-backup-server-vmware

 

Leia também...