O que o Amazon CloudWatch pode fazer?

Esse serviço de monitoramento e gerenciamento criado para desenvolvedores, operadores de sistema, SREs ou engenheiros de confiabilidade de sites e gerentes de TI, ele fornece dados e insights práticos para recursos de aplicativos e infraestrutura locais, híbridos e da AWS. O Amazon CloudWatch permite entender quais as mudanças de performance em todo o sistema e reagir a essas alterações, otimizando a utilização de recursos e obtendo uma visualização unificada da integridade operacional.

É configurado automaticamente para fornecer métricas sobre contagens de solicitações, latência e uso da CPU, podendo o usuário inclusive enviar seus próprios registros e métricas personalizadas para o CloudWatch para monitoramento das mesmas. Você pode usar o CloudWatch para definir alarmes de alta resolução, visualizar logs e as métricas citadas lado a lado, executar ações automatizadas, resolver problemas e descobrir insights para otimizar os aplicativos e assegurar a sua execução sem incidentes.

O CloudWatch oferece insights práticos que ajudam a otimizar a performance de aplicativos, gerenciar a utilização de recursos e compreender a integridade operacional de todo o sistema. O serviço oferece uma visibilidade de dados de métricas e logs com até 1 segundo de resolução, 15 meses de retenção de dados (métrica) e a capacidade de executar cálculos com base nas métricas. Assim, você pode executar análises históricas para otimizar custos e obter insights em tempo real para otimizar recursos de aplicativos e infraestrutura.

Amazon CloudWatch

Serviços

Colete e armazene logs de recursos, aplicativos e serviços com facilidade. Há três categorias principais de logs:

  • 1) Vended logs. Esses logs são publicados nativamente pelos serviços da AWS em nome do cliente. No momento, há suporte para dois tipos: Amazon VPC Flow Logs e logs do Amazon Route 53;
  • 2) Logs publicados pelos serviços da AWS. No momento, mais de 30 serviços da AWS publicam logs para o CloudWatch. Esses serviços incluem o Amazon API Gateway, o AWS Lambda, o AWS CloudTrail e muitos outros;
  • 3) Logs personalizados. Logs de seus próprios aplicativos e recursos locais. Você pode usar o AWS Systems Manager para instalar um CloudWatch Agent ou usar a ação de API PutLogData para publicar logs com facilidade;

Quanto às métricas incorporadas, o Amazon CloudWatch permite coletar métricas padrão de mais de 70 serviços da AWS, como Amazon EC2, Amazon DynamoDB, Amazon S3, Amazon ECS, AWS Lambda e Amazon API Gateway, sem que você precise executar nenhuma ação. Por exemplo, as instâncias do EC2 publicam métricas de utilização de CPU, transferência de dados e uso de disco para ajudar a compreender mudanças de estado. Você pode usar uma das sete métricas incorporadas do API Gateway para detectar latência ou usar uma das oito métricas incorporadas do AWS Lambda para detectar erros e gargalos. Se você precisar de métricas mais detalhadas que as métricas padrão, como métricas de estilhaço do Amazon Kinesis Data Streams, basta solicitá-las para cada recurso necessário.

O serviço também permite coletar métricas personalizadas de seus próprios aplicativos para monitorar a performance operacional, solucionar problemas e detectar tendências. A atividade dos usuários é um exemplo de métrica personalizada que você pode coletar e monitorar em um determinado período. Você pode usar o CloudWatch Agent ou a API PutMetricData para publicar essas métricas no CloudWatch. As mesmas funcionalidades do CloudWatch estarão disponíveis a uma frequência de até um segundo para seus próprios dados de métricas personalizadas, incluindo estatísticas, gráficos e alarmes.

Os painéis do CloudWatch permitem criar gráficos reutilizáveis e ver recursos e aplicativos de nuvem em uma visualização unificada. Você pode exibir gráficos de métricas e logs lado a lado em um único painel para obter rapidamente o contexto e passar do diagnóstico do problema para a compreensão da causa raiz, como já dito no começo, mas com esses recursos, você obtém uma visibilidade da integridade operacional de todo o sistema e a capacidade de resolver rapidamente os problemas, reduzindo o Mean Time to Resolution (MTTR – Tempo médio de resolução).

Você pode criar alarmes de alta resolução, definir um percentil como estatística e especificar uma ação ou ignorar o alarme, conforme o caso. Os alarmes em tempo real de métricas e eventos permitem reduzir o tempo de inatividade e o possível impacto empresarial.

Com a integração desses recursos, em uma correlação entre métricas e logs, você pode passar rapidamente do diagnóstico do problema à compreensão da causa raiz. Por exemplo, você pode correlacionar um padrão de logs, como um erro em uma métrica específica, e definir alarmes para notificar ativamente problemas operacionais e de performance.

amazon cloudwatch

O Auto Scaling ajuda a automatizar o planejamento de capacidade e recursos. Você pode definir um alarme para uma métrica principal e acionar uma ação automatizada de Auto Scaling. Também quanto às ações executáveis, o CloudWatch Events fornece um stream de eventos do sistema praticamente em tempo real que descreve as alterações nos recursos da AWS. Dessa forma, você pode responder rapidamente a mudanças operacionais e executar ações corretivas. Basta escrever regras para indicar quais são os eventos relevantes para o aplicativo e quais ações automáticas serão executadas quando uma regra corresponder a um evento.

Por monitorar tendências e sazonalidade com 15 meses de dados de métricas (armazenamento e retenção), é possível executar análises históricas para ajustar a utilização de recursos com precisão. Os dados granulares em tempo real permitem uma melhor visualização, bem como a detecção e o monitoramento de tendências para otimizar a performance e a integridade operacional dos aplicativos.

Execute cálculos em várias métricas para análises em tempo real. Com isso, você pode obter facilmente insights das métricas atuais do CloudWatch e compreender melhor a integridade operacional e a performance da infraestrutura. Visualize essas métricas calculadas no Console de Gerenciamento da AWS, adicione-as aos painéis do CloudWatch ou recupere-as usando a ação de API GetMetricData. O Metric Math oferece suporte a operações aritméticas como +, -, /, * e a funções matemáticas como soma, média, mínimo, máximo e desvio padrão.

O Amazon CloudWatch Logs Insights permite que você promova inteligência prática a partir dos seus logs para tratar problemas operacionais sem precisar provisionar servidores ou gerenciar software. Você pode começar a escrever consultas instantaneamente com agregações, filtros e expressões regulares. Além disso, você pode visualizar dados temporais, examinar com detalhes eventos de log individuais e exportar resultados de consultas para CloudWatch Dashboards. Com alguns cliques no Console de gerenciamento da AWS, você pode começar a usar Logs Insights para consultar logs enviados ao CloudWatch. Você só paga pelas consultas executadas.

Essa solução é integrada ao AWS Identity and Access Management (IAM) para possibilitar o controle de quais usuários e recursos terão permissão para acessar os dados e como eles farão isso. Além disso, o Amazon CloudWatch Logs está em conformidade com o PCI e o FedRAMP. Os dados são criptografados durante a transferência e quando ociosos. Você também pode usar a criptografia do AWS KMS para criptografar grupos de logs para aumentar a conformidade e a segurança.

Preço

Antes do nível pago, há o nível gratuito, sendo que a maioria dos serviços da AWS (EC2, S3, Kinesis, etc.) fornece automaticamente métricas gratuitas para o CloudWatch. Muitos aplicativos conseguem operar dentro desses limites do nível gratuito

Quanto ao nível pago, para cada região há uma definição de preço, pagando apenas pelo que você consumiu ao final de cada mês, sem compromissos antecipados ou taxas, para calcular uma estimativa desse valor acesse esse link.

Referência: https://aws.amazon.com/pt/cloudwatch/

Entrar em contato

Leia também...