Como o preço da Amazon Web Services pode ajudar na sua decisão de ir para a nuvem?

Se você já fez sua pesquisa e continua esperando o melhor momento para migrar aos serviços em nuvem, acompanhar a redução de custos dos últimos 4 anos da AWS pode ser o fator decisivo para tomar essa atitude e alocar melhor seu budget, Nunca foi tão em conta realizar essa migração, e além desses declínios serem duráveis, quanto mais recursos você migrar para  nuvem, e quanto mais tempo os manter lá, mais valioso será seu dinheiro.

Acompanhe o estudo da TSO Logic, explicado abaixo, para entender melhor esse assunto.

O declínio dos preços da AWS é estável

Se você é antenado no mercado da nuvem, provavelmente tem esse senso de que os preços estão caindo. Sozinha, a AWS cortou seus preços mais de 60 vezes nos últimos anos. A pesquisa da TSO Logic quantificou esses declínios usando conjuntos de dados anônimos de servidores corporativos. Ao rodar esses dados em seu motor de análise preditiva tiveram como resultado uma comparação das cargas de trabalho atuais da nuvem da Amazon em relação com os últimos 4 anos.

Desde 2014, o custo de rodar cargas de trabalho usando o serviço sob demanda baixou pelo menos 57%, quando as mesmas cargas de trabalho são convertidas de sob demanda para instâncias reservadas, as economias chegam a 73%. Avaliando somente o período mais recente desde 2015, o custo de rodar essas cargas sob demanda caiu 14%, e em instâncias reservadas, 46%.

aws reduction

 

O que causa esse declínio firme de preços?

A combinação das quedas firmes de preço com economias de licença expandidas (através do “Bring Your Own License” e redução na contagem de núcleos) tornou a nuvem mais efetiva em custos neste ano. Mas você deveria esperar que isso continue acontecendo? Todos os sinais apontam que sim,devido à fatores subjacentes que acarretam os atuais cortes de preço. Os provedores de nuvem se beneficiam de uma tempestade perfeita de melhores tecnologias, melhor eficiência e melhores economias de escala, as quais criam um ciclo virtuoso para consumidores de todos os tipos.

Leve em consideração também os constantes avanços em poder de processamento e eficiência, ao contrário de ambientes com servidores privados, a AWS tem acesso ao mais recente e melhor hardware, incluindo trabalhar diretamente com fabricantes de chip para criar modelos personalizados que fazem exatamente o que precisam, no modo mais eficiente possível. Isso pode fazer uma grande diferença nos seus custos.

Uma vez que o hardware dos servidores é melhorado a cada ano, é uma aposta segura a de que, independente de quando você migrar, você terá acesso ao melhor servidor por um bom preço. Sendo esse servidor até mais do que o necessário, como exemplo, um processador Intel 2018 com um núcleo pode rodar tarefas que requeriam processadores com dois núcleos há poucos anos atrás.

A AWS também se beneficia do grande crescimento de economias de escala conforme mais consumidores sobem à bordo, junto com seus avanços em gerenciamento da infraestrutura de nuvem escalável. O resultado é um cenário em que a AWS continue ficando melhor e mais eficiente no que faz, e que continue repassando essas economias de custo aos consumidores.

Não tenha medo de entrar no jogo!

Com a habilidade de definir a contagem de núcleos a um nível granular, junto aos firmes cortes de custos a cada ano nas instâncias da AWS, a nuvem está mais econômica do que nunca.

É claro, selecionar a opção certa de nuvem para maximizar as economias da sua organização torna-se complicado. Para capitalizar em melhorias contínuas no poder de processamento e cortes de preço em instâncias, não se pode simplesmente migrar e nunca mais pensar sobre isso. Deve-se continuamente identificar a melhor e menos custosa instância para o trabalho. Para maximizar suas poupanças em licenciamentos de software, deve-se entender quais das suas atuais licenças pode ser mexidas, assim como quais os melhores tipos e configurações para os quais mudar. Conforme você está buscando pelas melhores opções BYOL (algo como traga sua própria licença), também faz valer seu tempo analisar seu atual ambiente para otimização de núcleos (CPUs).

Toda essa análise pode ficar bem complexa rapidamente, não sendo possível resolver apenas com uma planilha ou cálculos em um guardanapo, e é por isso que nós da EverIt estamos aqui para dar suporte ao desenvolvimento da inovação em sua empresa, sempre disponíveis para encontrar a maneira mais efetiva de poupar gastos na sua empresa!

Referência

Leia também...