O que é virtualização de aplicativos e desktops?

Dar aos funcionários a liberdade de trabalhar em qualquer lugar e, ao mesmo tempo, ter menos custos de TI. Fornecer aplicativos Windows, Linux, web e SaaS (Software as a Service) com segurança, além de desktops virtuais completos com a VDI (Virtual Desktop Infrastructure), para qualquer dispositivo, de qualquer nuvem. Tudo isso faz parte dos benefícios da virtualização de aplicativos e desktops, tendência no mercado empresarial graças à todas as suas vantagens. Mas quais os principais motivos que podem ser os fatores principais na sua tomada de decisão ao resolver aderir à essa infraestrutura?

1. Produtividade móvel

virtualização de aplicativos

Fornecer acesso remoto ao desktop, aos aplicativos e dados para qualquer usuário, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo é uma das principais demandas dos funcionários, essa produtividade móvel já não é um luxo, como pode ser interpretado, é, na verdade, fundamental para dar suporte a uma força de trabalho feliz e produtiva. Sua organização deve se adaptar ao aumento da demanda de expectativa dos funcionários para trabalhar em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Os negócios devem ir além das restrições dos escritórios físicos com conexões com fios e computadores padrão para fornecer acesso remoto a desktops e aplicativos, que oferecem um novo nível de flexibilidade para seus funcionários. Opções como o VMware Horizon,  XenApp e XenDesktop permitem que os funcionários trabalhem de qualquer lugar, mesmo com conexões de banda baixa ou alta, tornando a força de trabalho completamente móvel hoje em dia.

Com essas soluções, os usuários podem obter os aplicativos comerciais que precisam, fornecidos como um serviço por demanda para serem utilizados em qualquer dispositivo.

O movimento “Traga seu próprio dispositivo (BYOD)”, no passado visto com hesitação ou até resistência declarada por muitas empresas, é agora uma tendência central em empresas de todos os tipos. Os dispositivos de consumidores estão fluindo para todas as organizações, com os usuários buscando a liberdade de trabalhar do jeito deles. É tarde demais para impedir que os executivos, vendedores e outros funcionários de alto valor usem dispositivos da sua própria escolha. É preciso encontrar uma maneira de lidar com os dispositivos dos funcionários que já existem no seu ambiente sem aumentar os riscos.

Com as tecnologias da VMware ou Citrix, sua organização pode dar suporte a BYOD e desfrutar dos benefícios da flexibilidade adicional. Os usuários podem acessar seus aplicativos e dados virtuais de qualquer lugar, de forma fácil e segura, a partir de qualquer plataforma ou sistema operacional, tudo com uma experiência semelhante a original.  Enquanto isso, o setor de TI mantém o controle dos aplicativos e dos dados, através de políticas de acesso abrangentes e da habilidade de apagar remotamente os dados de dispositivos roubados ou perdidos.

A Citrix conta também com o Citrix Receiver, um software para cliente de fácil instalação, que fornece o acesso do usuário aos aplicativos e desktops virtuais que você configurar no XenApp e XenDesktop. Com este download gratuito, os usuários terão acesso remoto aos seus aplicativos, desktops e dados de forma fácil e segura, em qualquer dispositivo, incluindo smartphones, tablets, computadores e Macs. O Receiver dá aos funcionários a liberdade de trabalhar em qualquer lugar. Mais de 100 milhões de pessoas usam o Citrix Receiver para acessar seus aplicativos de negócios em dispositivos iOS, Mac, Android, Windows e Linux. Outra opção é o App Volumes, um portfólio das principais soluções de gerenciamento de aplicativos e usuários do setor para os ambientes virtuais Horizon, Citrix XenApp e XenDesktop e RDSH. O App Volumes pode ajudar a reduzir os custos de TI em até 70% e é um componente essencial do JMP, a próxima geração de fornecimento de desktops e aplicativos.

2. Segurança e conformidade

virtualização de aplicativos

Fornecer e gerenciar segurança para virtualização de aplicativos e desktops em todos os dispositivos, redes e locais pode parecer uma tarefa complexa e árdua, mas a virtualização de aplicativos e desktops proporciona às organizações a melhor forma de gerenciar a segurança e o risco de desktops remotos. O fundamento da virtualização de aplicativos e desktops é a centralização dos recursos de TI no datacenter, arquitetura inerentemente segura que facilita o controle das informações e do acesso.

Com a virtualização de aplicativos e desktops (VDI), ambos permanecem protegidos, assim como os dados corporativos, no datacenter, não nos dispositivos de endpoint dos usuários, viabilizando segurança e conformidade e, ainda, possibilitando acesso remoto de qualquer lugar. A TI ganha total visibilidade e controle sobre os aplicativos e desktops Windows gerenciados de modo centralizado, e podem, facilmente, definir e aplicar diretivas que determinam quais recursos podem ser acessados por usuários ou grupos específicos, como os desktops e aplicativos Windows não dependem de hardware, essa tarefa é simplificada.

Os recursos centralizados também ajudam o setor de TI a controlar se os usuários podem instalar ou configurar aplicativos próprios, os aplicativos e desktops Windows virtualizados são gerenciados de modo centralizado e fornecidos por demanda a qualquer dispositivo, oferecendo uma experiência que se parece e funciona como se estivesse trabalhando em máquinas tradicionais.

O VMware NSX Data Center, solução de segurança da VMware, fornece segurança de rede consistente e automatizável para as cargas de trabalho, independentemente de onde elas residem, do data center, à nuvem e ao perímetro. Com o NSX Data Center, as políticas de segurança de rede podem ser definidas com base nos contextos dos aplicativos e aplicadas em cada carga de trabalho individual, sem a necessidade de tocar na rede física.

3. TI simplificada

virtualização de aplicativos

Apesar de os recursos, desempenho e implantação serem fatores importantes, o sucesso inicial e a longo prazo de um ambiente de virtualização de aplicativos e desktops depende, muito, das capacidades de gerenciamento e monitoramento. É por isso que a simplificação de gerenciamento e automatização dos fluxos de trabalho e das tarefas dos administradores é suportada tanto na tecnologia VMware como Citrix, o XenApp e o XenDesktop, por exemplo, oferecem ferramentas de monitoramento robustas e integradas para mantê-lo informado sobre o status de seu ambiente, além de maximizar a produtividade do usuário e valor do cliente.

Essas soluções fornecem dois consoles incorporados para finalidades determinadas, Studio e Director, que realizam grande parte do seu trabalho de gerenciamento e monitoramento. Essa abordagem simplificada para o setor de TI também oferece capacidade de gerenciar e monitorar uma ampla gama de dispositivos e plataformas de qualquer lugar, controle delegado para que as equipes administrativas possam garantir o nível de acesso do usuário e integração com tecnologias de monitoramento líderes de mercado, incluindo o Microsoft System Center e outras ofertas.

O Studio é o principal console de gerenciamento para administrar os sites de XenApp e XenDesktop. Este console intuitivo do Windows é usado para tarefas como a instalação inicial do site, provisionamento de máquinas e publicação de aplicativos e desktops, com ele se pode fornecer aplicativos aos usuários com apenas duas telas guiadas, provisionar centenas ou milhares de máquinas a partir de uma imagem matriz por meio de cinco telas simples, guiadas, delegar a administração para garantir o controle sobre objetos relevantes com as permissões apropriadas e administrar o seu ambiente a partir da maioria das máquinas Windows ou acessá-lo como um aplicativo publicado ou no âmbito de um desktop publicado.

Já o Director é o console de gerenciamento de virtualização diário, para tarefas rotineiras no XenApp e XenDesktop. Este console moderno de base web, é usado por administradores e pelo pessoal do help desk para as atividades normais de gerenciamento e monitoramento como visualizar e controlar sessões de usuários, emitir relatórios sobre o uso do ambiente, notificar e alertar. É usado para identificar rapidamente os recursos, como o mapeamento de áudio e da unidade, disponíveis nas sessões e falhas da máquina e dar cobertura aos usuários que necessitem de ajuda, além de fazer a conexão com vários sites por intermédio de uma única instância do Director. A integração com o NetScaler HDX Insight oferece métricas detalhadas, em nível de rede, referentes às sessões de usuários. E a integração com o Microsoft System Center Operations Manager (SCOM) traz para primeiro plano os principais alertas para melhor visibilidade da infraestrutura.

4. Economia

virtualização de aplicativos

Reduzir os custos através do gerenciamento centralizado e da reorganização do estilo de trabalho da empresa, se é essa a necessidade quando se pensa na gestão financeira da empresa, é isso que a virtualização entrega. 

O gerenciamento de endpoints pode ser muito dispendioso. Enviar funcionários do setor de TI para diferentes locais, enviar laptops ou alugar máquinas, mais o tempo que leva para gerenciar cada dispositivo quando é necessário atualizar o software, ajudam a aumentar as despesas a cada segundo. Por isso, nas soluções VMware Horizon e Citrix XenApp e XenDesktop, os aplicativos e desktops sofrem um gerenciamento centralizado no datacenter e não nos endpoints individuais. Deixou de ser necessário mexer em cada dispositivo para atualizar o software, o que é essencialmente importante numa migração para o Windows 10 e no gerenciamento de atualizações frequentes.

Substituir o hardware regularmente é um projeto caro e bastante cansativo, a economia que sua organização tem por não ter que substituir os computadores com frequência é imensa, chegando a 50% do orçamento de desktops em muitos em casos.

Outra vantagem que garante essa economia está relacionada a o fato de que os desktops e laptops tradicionais já não são a única opção para uma estação de trabalho, a computação de thin clients custa menos e comprovadamente dura mais tempo, aumentando o ciclo de atualização do PC. A utilização do Chromebook como dispositivo principal tem preços muito menores em relação a um laptop padrão.

Uma longa estrada

Nós da Ever It entendemos que a virtualização de aplicativos e desktops não é uma mudança pontual, além de todo o processo de aprendizado antes da implementação de uma infraestrutura moderna, que abrange todos os benefícios relacionados acima, mesmo que a tomada de decisão em aderir à tecnologia seja relativamente rápida (semanas ou poucos meses), após a mudança é necessário continuar em contato com as mudanças e possibilidades que soluções como VMware e Citrix oferecem. Por isso, mesmo após entender os principais motivos para executar a virtualização na sua organização, é recomendável solucionar quaisquer dúvidas associadas ao tema, nossa missão é estar aqui para atender e resolver seus problemas com TI, pode contar com a gente!

Referência