SIM: SESSENTA PORCENTO DE ECONOMIA DE BANDA COM O CITRIX XENAPP-XENDESKTOP 7.13 (HDX.NEXT).

A Citrix anunciou a evolução da tecnologia de entrega de aplicações e desktops virtuais (XenApp-XenDesktop) chamada HDX.next. Esta nova era do XenApp-XenDesktop HDX reduz em até 60% o consumo da sua banda de internet.

Você leu certo: SESSENTA PORCENTO!

Vamos entender agora porque e como o HDX.next vai otimizar a forma de entrega de aplicações e desktops para sua empresa: se você já leu posts você provavelmente sabe que eu dedico grande parte do meu tempo procurando como continuar otimizando a tecnologia de entrega remota. Grande parte desta pesquisa envolve recolhimento de dados de métricas como CPU, memória e largura de banda de rede, apenas para citar alguns. Estes dados, juntamente com a análise profunda que se segue, são vitais para me ajudar a entender o que está acontecendo e estimular novas ideias que se transformam em novos algoritmos, ou talvez ajustes para os existentes.

Uso de largura de banda é uma métrica na qual eu presto muita atenção. Um contrato de largura de banda pequena significa menores custos, especialmente se você usa 4G/LTE ou paga por capacidade. Outra maneira de pensar sobre isso é que você pode obter mais usuários na mesma banda que contrata hoje. De qualquer forma, usando menos recursos a perspectiva de custos é excelente. E em uma banda apertada, também pode melhorar a experiência do usuário, já que não precisamos enviar tantos dados para as mesmas atualizações de tela.

Citrix_FlexCast

Normalmente, se estou tentando otimizar o consumo da banda de internet para um ambiente XenApp-XenDesktop, eu ficaria muito feliz com uma redução de 5% e sem mudanças nas outras métricas; mas 10%, se torna algo para gritar, especialmente se toda a estrutura permanece a mesma!

Como qualquer melhoria é uma troca, melhor compressão significa maior consumo de CPU e memória. Basicamente, quanto mais tentamos espremer os dados, mais provável é que os usuários sejam espremidos.

E, finalmente, essa é a pergunta que sempre nos fazemos quando estamos otimizando os gráficos: como as alterações afetam a escalabilidade do servidor? Não vale a pena tentar economizar largura de banda se isso significa que seus usuários – ou mesmo sua carteira – têm que sofrer.

Então, se eu te dissesse que conseguimos obter uma redução de largura de banda de até 60% (sim, sessenta) para cargas de trabalho típicas de XenApp-XenDesktop, você pode pensar que:

(A) Estou falando um tremendo absurdo – 60% é muito estranho e eu calculei errado, especialmente depois de tudo o que eu acabei de dizer;

(B) Os gráficos são tão comprimidos que deve parecer que estão sendo gerados por um computador dos anos 80 (ou um daqueles que tinham o monitor verde);

OU

(C) TI agora tem que comprar 2x mais hardware para lidar com os usuários que já não podem caber no mesmo servidor.

No caso de você estar pensando em algo assim, bem, a resposta curta é: (a) não, (b) não e (c) você adivinhou, não.

Deixe-me esclarecer:

Até 60% de redução na largura de banda para cargas de trabalho típicas de XenApp-XenDesktop E nenhuma perda de qualidade de imagem E você vai gostar desta – o mesmo número, se não maior, de usuários no mesmo servidor!

Agora coloque esta redução de largura de banda junto com o Adaptive Transport (também alcançando a Disponibilidade Geral) e você tem um duplo Knockout: menos dados para enviar mais uma camada de transporte que envia os dados para o outro lado mais rápido. Enquanto mantém a qualidade da imagem e potencialmente melhor escalabilidade.

A escalabilidade não é afetada e em alguns casos, otimizada.

Esse último foi provavelmente o resultado mais surpreendente para mim. Ao fazer as melhorias na largura de banda eu sabia que eu também tinha feito algumas economias significativas de CPU, mas eu não acho que realmente faz diferença mensurável para a escalabilidade do servidor, pois há sempre outros fatores em jogo em um sistema multi-usuário e o componente HDX Graphics é apenas uma parte muito pequena disto. Isso foi algo que a equipe de escalabilidade aqui na Citrix encontrou ao testar as mudanças em escala.

Vou compartilhar alguns gráficos mostrando o uso total da largura de banda em toda a execução de carga de trabalho “TaskWorker” LoginVSI inteiro (mais detalhes deste teste aqui). Os gráficos mostram como o uso da largura de banda (ou seja, a quantidade de dados que o servidor está transmitindo) aumenta à medida que mais usuários fazem logon ao longo do tempo, com e sem as melhorias, exatamente no mesmo hardware.

Primeiro, gráfico usando o Windows 2012R2:

graph01_xenapp-Xendesktop-hdxnext

Agora, gráfico usando o Windows Server 2016:

graph02_xenapp-Xendesktop-hdxnext

Em todos os casos, a linha laranja (XenApp-XenDesktop HDX.Next) fica confortavelmente abaixo da linha azul (XenApp-XenDesktop HDX 7.12). Com o Windows Server 2016, o LoginVSI reportou 6% mais usuários conectados antes do sistema ficar saturado, tendo uma vitória dupla: mais usuários no mesmo servidor E utilizando muito menos banda.

Também testamos o XenDesktop com Windows 10.1 e vimos uma redução de 28% na largura de banda global, sem afetar a escalabilidade do servidor.

Agora a grande boa notícia: Estes grandes avanços da tecnologia HDX já estão presentes na última atualização do XenApp-XenDesktop 7.13. Tudo será habilitado por padrão também, sem necessidade de configurar políticas ou registros do Windows.

Está esperando o que para atualizar seu ambiente Citrix XenApp-XenDesktop para a última versão? Consulte um especialista da EverIT para saber como.

Referência: https://www.citrix.com/blogs/2017/01/11/hdx-next-cuts-bandwidth-by-up-to-60-yes-sixty-percent/
Autor Original: https://www.citrix.com/blogs/author/muhammadj/