O que é Virtualização de Servidores?

Em uma definição simples, Virtualizar servidores nada mais é que dividir os recursos de processamento (memória, processador e discos) de um servidor físico para vários servidores virtuais (VMs). Esta divisão é feita com a ajuda de um software chamado HyperVisor.

Ao invés de manter um grande número de servidores, um para cada aplicação ou serviço, muitas vezes ociosos, as empresas podem com a virtualização otimizar a distribuição de cargas de trabalho e economizar ao mesmo tempo.

VIRTUALIZACAO_MODELO

Principais Benefícios da Virtualização.

A virtualização aumenta a agilidade, a flexibilidade e o dimensionamento da TI e, ao mesmo tempo, permite economia significativa do Budget da área de TI, cada vez mais limitada. A implantação de projetos é mais rápida, o desempenho e a disponibilidade são maiores e as operações se tornam automatizadas. Tudo isso resulta em uma TI mais simples de gerenciar e mais barata para ter e operar. Os benefícios adicionais incluem:

  • Economia em diversas áreas.
  • Minimiza ou elimina o tempo de inatividade.
  • Ativa a continuidade de negócios e a recuperação de desastres.
  • Aumentar a produtividade, a eficiência, a agilidade e a capacidade de resposta da TI.

QUANTO CUSTA

Se você é de uma empresa pequena ou média já deve estar falando “Gostei muito e quero virtualizar minha empresa toda, mas acho que não tenho dinheiro para isto agora”. Saiba que você pode iniciar seu projeto de virtualização com custo ZERO, existem licenças gratuitas dos softwares de virtualização.

COMO COMEÇAR

Está pronto para os próximos passos? Entre em contato com a EverIT para ajudá-lo a começar sua jornada de virtualização.

Se quer aprender mais sobre este mundo de virtualização clique aqui e conheça a linha completa de soluções.

Leia também...